sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Búzios: Prefeitura de Búzios terá projeto de xadrez nas escolas do município


Em outras cidades, índice de desenvolvimento educacional teve melhora comprovada com a atividade nas escolas



           Em breve, a rede municipal de ensino de Armação dos Búzios será contemplada com um projeto que visa melhorar o rendimento e desenvolver a capacidade criativa dos alunos, de forma lúdica e divertida. Consolidado em uma reunião realizada nesta quinta-feira, dia 21, no gabinete do Prefeito André Granado, o projeto consiste em implantar aulas de xadrez para os quase oito mil estudantes da rede municipal, já a partir de abril. A meta é oferecer as atividades dentro da grade escolar, com instrução dos professores da rede educacional e de especialistas.
O encontro com o Prefeito na tarde de ontem contou com a participação do campeão carioca de xadrez, Arthur Santa Cruz, que participa da formatação do projeto junto com o assessor do gabinete, pastor Élcio Ribeiro, e o publicitário e presidente da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Barata. As próximas ações serão a visita às escolas e a formalização das faixas etárias a serem atendidas neste primeiro momento. Segundo o pastor, o Prefeito é grande incentivador da atividade pelo seu potencial educativo e de transformação social:
O Prefeito André Granado recebeu,
em seu gabinete, o campeão de xadrez, Arthur Santa Cruz
“O sonho de implantar um projeto assim em Búzios vem desde 2007 e, agora, foi abraçado pelo governo municipal. A ação segue o exemplo do que foi desenvolvido pela minha irmã, a campeã de xadrez, Regina Ribeiro, nas escolas de Blumenau, com apoio da Prefeitura local. O resultado lá foi tão positivo, que houve este desejo de trazer para cá. O xadrez tem uma capacidade inigualável de estimular a criatividade e desenvolver habilidades como visão ampla e estratégica, pois é um esporte muito focado no intelecto, que atinge áreas pouco estimuladas no cérebro”, explicou ele.
Como consequência da melhora do rendimento escolar, o índice de avaliação da educação no município deverá chegar a um patamar elevado, acrescentou o assessor. O exemplo é um projeto semelhante implantado pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, quando, à época, tinha à frente da pasta o atual Secretário de Educação de Búzios, Claudio Mendonça, e que resultou na melhora do índice educacional de 66 municípios que ofereceram a modalidade de xadrez em 250 escolas, como apoio ao ensino da matemática, beneficiando 25 mil alunos nestas cidades. “O Prefeito tem a meta de transformar Búzios em referência no xadrez, auxiliando os estudantes para que se tornem cidadãos otimistas e independentes”, complementou o pastor Élcio Ribeiro.
                Para Ricardo Barata, a escolha do balneário trata-se de uma “jogada inteligente”, segundo sugere o slogan do projeto. Sendo modelo de cidade inteligente, o município poderá se tornar, também, referência em programas de desenvolvimento sócio-educativo para a população:
            “Trazer o xadrez, com grande relevo, para a cidade, é um passo importante no sentido de auxiliar a educação a atingir o ideal que a nova gestão quer priorizar. Este esporte traz ganhos ao ser humano que muita gente não imagina. Desde pequeno, o xadrez me ajudou muito a me tornar uma pessoa com poder de decisão e visão tática. Tenho certeza de que foi o esporte que me permitiu montar meu próprio negócio aos 20 anos de idade”, relatou ele.
            Festival Internacional em maio – Dentro do cronograma de expansão do esporte no município, está marcada, para o período de 13 de maio a 9 de junho, a realização do 1º Festival Internacional de Xadrez de Armação dos Búzios. O local ainda está em estudo, contudo, a meta é que ocorram atividades itinerantes em vários bairros, paralelamente ao evento. Na programação, já estão incluídos aulões de xadrez, palestras e workshops com grandes nomes do xadrez nacional, além de um fórum de educação focando nos benefícios do esporte.
            Com a meta de ser incluído no calendário oficial de eventos da cidade, o festival abrirá inscrições, que são gratuitas, a partir do dia 10 de março. O evento tem total apoio da Prefeitura de Búzios, por meio das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer, Educação e Turismo.


           
  Crédito das fotos: Eduardo Torrely

Nenhum comentário:

Postar um comentário