segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Casimiro de Abreu: Prefeito Antônio Marcos participa do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar


Casimiro de Abreu sediou assinatura do programa do Governo Federal e entrega de 35 máquinas retroescavadeiras para municípios fluminenses

Casimiro de Abreu sediou na sexta-feira (9), a assinatura do ‘Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014 – Transformando Vidas. Plantando o Futuro’, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Na solenidade, foram entregues máquinas retroescavadeiras para 35 municípios fluminenses. O evento contou com a participação do prefeito Antônio Marcos e de diversas outras autoridades. 
O delegado federal do MDA no Estado do Rio de Janeiro, José Octávio Câmara Fernandes, ressaltou os investimentos da Prefeitura de Casimiro de Abreu para fortalecer a agricultura familiar. “A escolha por Casimiro de Abreu se deu, em primeiro lugar, pelo reconhecimento ao trabalho do prefeito Antônio Marcos nos cinco anos de administração, e por ser município polo com toda a estrutura para o evento”, destacou.
O prefeito Antônio Marcos, que é filho de agricultor, vem valorizando o pequeno produtor através de incentivos e investimentos na área rural. Entre as principais ações para fortalecer a atividade, ele citou a recuperação de cerca de 40 quilômetros de estradas vicinais em parceria com o Governo do Estado. Isto vai facilitar o escoamento da produção e a mobilidade da população.
Também fazem parte dos investimentos do governo municipal a construção do Mercado do Produtor; estímulo à formação de associações e cooperativas; caminhão para o transporte da produção comercializada na Feira do Pequeno Produtor Rural; aquisição de uma batedeira de grãos para auxiliar a colheita do feijão; a compra mensal de 16 toneladas de alimento direto com o agricultor familiar para a merenda escolar, entre outras ações. 
— Eu sei a importância dessas parcerias para o desenvolvimento da área rural. Essa máquina que estamos recebendo hoje do Governo Federal vai trazer benefícios para quem vive no campo, bem como a assinatura do Plano Safra. Mais de 200 pequenos produtores serão atendidos em Casimiro de Abreu. Aqui, o agricultor é tratado com muito respeito. Todos esses investimentos ajudam a manter o trabalhador em sua propriedade, produzindo cada vez mais e melhorando a qualidade de vida das famílias —  ressaltou Antônio Marcos.
Neste ano, o Plano Safra vai disponibilizar para o agricultor familiar fluminense R$ 150 milhões para custeio e investimentos na propriedade. Há cerca de 45 mil propriedades de agricultura familiar no Rio e Janeiro, e que são responsáveis pela cultivo dos principais alimentos consumidos do Estado, como feijão (68%), milho (67%) e mandioca (75%). 
— Nós sabemos da importância social, ambiental e econômica dessa população. Não vamos ter um desenvolvimento sustentável sem a agricultura familiar fortalecida. Só vamos crescer distribuindo renda, e aumentando a capacidade de consumo e a necessidade de produzir mais — destacou o secretário executivo do MDA, Laudemir Muller, representante do ministro Pepe Vargas. 
Também participaram da mesa o vice-prefeito, Zedequias da Costa; o deputado federal Aureo Ribeiro; o subsecretário estadual de Agricultura, Alberto Mofati; o superintendente Regional do INCRA-RJ, Gustavo Souto; a gerente geral do Unacop, Margareth Teixeira; a presidente da Colônia de Pesca Z-20, Virgimar Magalhães; e o presidente da Câmara de Vereadores de Casimiro de Abreu, Alessandro Pezão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário