segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Cabo Frio: Secretaria de Saúde faz medicação nas crianças da creche onde estuda a menina internada com suspeita de meningite

O Secretário de Saúde de Cabo Frio, Dr. Demócrito J. Azevedo acompanhou no final da manhã desta sexta-feira, dia 09, o trabalho da equipe da Vigilância em Saúde, na Creche Municipal Dalcir Barroso Pillar, no bairro Praia do Siqueira. Os técnicos visitaram a creche para fazer a quimioprofilaxia nas crianças que estudam na mesma classe da menina Juliana, de 3 anos, internada no último domingo com suspeita de meningite. Os professores e auxiliares que trabalham na classe de Juliana também receberam a medicação.
- Por se tratar de uma creche, onde as crianças acabam tendo um contato mais íntimo, há indicação para a quimioprofilaxia dos alunos da mesma sala da menina que foi internada com suspeita da doença, explicou o médico sanitarista Beto Nogueira, que ontem à tarde também esteve na escola conversando com professores e pais de alunos para tirar dúvidas sobre a doença.
Mesmo sem indicação médica, pais e responsáveis de alunos de outras classes amanheceram na frente da escola exigindo que a medicação fosse feita em todas as crianças que estudam na escola. Para evitar tumulto, a pedido do Prefeito ALAIR Corrêa, a secretaria Municipal de Saúde disponibilizou a quimioprofilaxia para os demais alunos, desde que os pais assinassem um documento assumindo a responsabilidade por possíveis efeitos colaterais.
- A medicação não impede que a pessoa tenha meningite. Ela é usada para evitar a propagação da bactéria, e é indicada apenas para as pessoas que tiveram contato próximo e prolongado com a criança nas últimas 8 horas que antecederam os sintomas da doença. Como não tem indicação para as demais crianças, os pais assinaram o termo de responsabilidade, já que o uso do medicamento pode comprometer a imunidade da pessoa, explicou o sanitarista.

Apesar de apresentar todos os sintomas da doença, os primeiros exames com o líquor deram negativo para meningite. A secretaria de Saúde aguarda agora o resultado do exame de sangue para determinar o problema de Juliana, que permanece internada no Hospital em Araruama, mas que responde bem aos tratamentos. Como existe a suspeita de meningite, a Vigilância em Saúde seguiu todos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde. Todas as medidas estão sendo tomadas dentro do prazo legal e não há necessidade de suspender as aulas na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário