segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Búzios: Exposição “O Brasil de Portinari” pode ser vista até dia 31 em Búzios

Mostra reúne 21 réplicas de telas do artista, com visitação é gratuita

Com o objetivo de receber cada vez mais eventos de boa qualidade, a Prefeitura de Búzios, por meio das Secretarias de Turismo e de Educação, e em parceria com o Projeto Portinari, realiza, até o dia 31 de agosto, a Exposição “O Brasil de Portinari”, na Colônia de Pescadores Z23, na Rua das Pedras. A entrada é franca.
A Mostra teve seu lançamento nesta quarta-feira, dia 7, com a presença da Diretora de Arte-Educação do Projeto Portinari, Suelly Avelar; o Secretário de Turismo, José Marcio dos Santos; o Secretário Adjunto de Turismo, Anderson Akel; o Secretário de Educação, Claudio Mendonça; e o Secretário de Cultura, Alexandre Raulino de Oliveira.
Durante a inauguração José Marcio falou sobre a importância de um evento assim para a cidade. “Neste espaço, a população buziana e turistas terão acesso às obras de um dos maiores artistas do mundo. Desta forma, colocamos a cultura ao alcance de todos”, afirmou ele.
Já para o Secretário de Cultura, receber uma exposição deste nível é consolidar o balneário como um destino cultural. “Búzios precisava deste fomento cultural. Estamos muito felizes em ver que a população está prestigiando o evento”, afirmou Raulino.
A mostra traz 21 réplicas de obras de Portinari e seu roteiro foi construído a partir do universo das cinco mil obras realizadas pelo artista. De acordo com Suelly, esta exposição mostra um amplo leque de temas que retratam a alma brasileira. “As pessoas se reconhecem nas pinturas, e esta é uma oportunidade ímpar de conhecer os diferentes aspectos da vida e obra de Portinari”, disse.
Guiados por monitores, os visitantes percorrem um caminho formado por oito núcleos que enfocam a história do país, a cultura brasileira, os ofícios e a religião, dentre outros assuntos. Todos os monitores locais participaram de um seminário de formação para a mediação da visita à exposição e na realização de atividades de arte-educação, que acontecerão no espaço.

Além de aberta ao público durante a semana, das 8h às 20h, e aos sábados e domingos, de 13h às 20h, a exposição também receberá os alunos da educação pública e privada do município, para que estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, além dos alunos do EJA - Educação para Jovens e Adultos, possam conhecer a obra e participar das oficinas de pinturas na colônia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário