quarta-feira, 17 de julho de 2013

Rio das Ostras: Praça do Artesão será revitalizada

A Prefeitura de Rio das Ostras vai reformar a Praça do Artesão, no Centro. A proposta é resgatar o artesanato da cidade, transformando o espaço num ponto turístico. A notícia foi anunciada pelo prefeito Sabino, durante um encontro com cerca de 50 representantes da Associação Ostra Arte, na tarde desta terça-feira, dia 16, no auditório do Parque dos Pássaros. Sabino pediu aos artesãos que enviassem sugestões e que, junto ao poder municipal, ajudassem na elaboração do projeto de revitalização da Praça. Uma nova reunião está prevista para acontecer em três semanas. 

O projeto, que será definido junto com os artesãos, deve respeitar a história do município e a cultura local, de forma planejada, adaptando-se ao futuro da cidade. A proposta é transferir esses trabalhadores do espaço atual (os estandes) para o terreno ao lado, onde existe um imóvel, de construção datada da década de 60. Este imóvel seria transformado em um centro cultural, turístico e esportivo. Como referência aos tradicionais barcos da cidade, o local receberia o nome de “Casa da Vela”. Também existe a proposta de que as atividades esportivas desenvolvidas ajudem a atrair visitantes e a estimular a comercialização dos produtos. 

A Prefeitura quer ainda manter as árvores existentes no local, que receberá um novo projeto de paisagismo e iluminação, valorizando o espaço. A acessibilidade para portadores de necessidades especiais também será respeitada. Para isso, uma equipe de arquitetos da Secretaria de Planejamento vem trabalhando na elaboração do projeto. “Não queremos impor nada, queremos a integração do artesão nesse espaço que é o seu local de trabalho” comentou Sabino. 

A iniciativa de convocar os artesãos a opinar no projeto foi considerada positiva pelo presidente da Associação dos Artesãos Ostra Arte, Joil Andrade Pessanha. Ele disse que vai criar uma comissão para encaminhar as propostas à Secretaria de Planejamento. 

PROJETO - O Município vem trabalhando para concretizar um espaço que atenda o crescimento do município, de forma leve e moderna, com uso de estrutura de aço inox inclinada e lonas de cobertura. Surgiu ainda a ideia da instalação de uma Roda de Navegação, que venha a se tornar um atrativo turístico. 

“Tenho visitado feiras em outras cidades e estados, buscando tecnologias e projetos que possam ser adaptados a Rio das Ostras, mantendo nossa origem praiana, adequados aos artesãos, moradores e turistas”, completou o prefeito. 

No período das obras, os artesãos vão continuar trabalhando em outro espaço cedido pelo Município. Além disso, está sendo estudado a criação de um novo espaço para o comércio de artesanato, na Praça da Baleia. 

PRESENÇAS - A reunião contou ainda com a presença dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Mario Almeida e de Turismo, Carla Ennes, além do vice-presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Mario Marcelo Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário