sexta-feira, 19 de julho de 2013

Cabo Frio: Saúde reforça atendimento em Tamoios

Os moradores do Distrito de Tamoios já estão usufruindo das melhorias na área da Saúde. O atendimento à população está sendo feito diariamente nas unidades de saúde com aumento no efetivo médico, com especialistas nas áreas de pneumologia, mastologia, alergia e neuropediatria, além de cardiologistas, dentistas e ortopedistas.

Os moradores também ganharam novas ambulâncias para atendimento na UPA, no Hospital e nos postos de saúde. Segundo a superintendente de Saúde em Tamoios, Rosane Tito, a agilidade no atendimento, a oferta de vagas e as especialidades que antes não existiam, além de um número maior de médicos nos plantões, são medidas que agradaram a população.

- Os ESFs - Estratégia da Saúde da Família – foram equipados e o Hospital de Tamoios, que estava fechado, foi reaberto, e hoje, além de oferecer exames como ultrassonografia, endoscopia e ecocardiograma, pode fazer internações hospitalares de pequena complexidade – diz.

Os postos de saúde de Santo Antônio e Unamar, são unidades mistas e contam com médicos de todas as especialidades para dar suporte aos oito ESFs em funcionamento no Distrito de Tamoios. Assim como no primeiro distrito, os moradores de Tamoios também não precisam mais enfrentar filas para ter as suas consultas agendadas com os médicos especialistas. No caso de pacientes atendidos no Hospital de Tamoios, as consultas são marcadas pelos assistentes sociais. Já quando o encaminhamento é feito pelos ESFs, o médico responsável pela equipe, faz o agendamento.

Segundo Rosane Tito, cada ESF tem uma equipe formada por um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e oito agentes de saúde.

- São avanços que a comunidade vem observando. Nós também estamos promovendo palestras para a população sobre nutrição, sexualidade, DST, cuidados com a higiene bucal, entre outros assuntos – disse Rosane.

As palestras acontecem nos postos de saúde e também nas escolas da rede municipal de ensino.  O coordenador da área rural em Saúde e Educação, Lamiel Barreto, que cuida das comunidades Quilombolas, aprovou as mudanças realizadas no Araçá e Angelim, que também foram implantadas nos outros postos.


- É a saúde que nós queremos. O atendimento está mais humanizado e a população se sente respeitada - concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário