terça-feira, 4 de junho de 2013

UVA promove X Semana de Enfermagem

Imunização da comunidade acadêmica e cursos de aperfeiçoamento fazem parte das atividades

Promover a saúde e prevenir a doença. Esta é a proposta da X Semana de Enfermagem realizada no campus Cabo Frio da Universidade Veiga de Almeida (UVA). As atividades começaram nesta terça-feira, 4 de junho, com a imunização de toda a comunidade acadêmica. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foram oferecidas doses da vacina dupla (contra tétano e difteria) e contra a influenza (H1N1). A meta, até o fim do dia, é atingir 500 pessoas, entre alunos, professores e colaboradores.

“Troxemos esta ação para dentro da Universidade por dois motivos: para despertar as pessoas a criarem o hábito da prevenção e também para estimular a promoção da saúde”, ressalta o coordenador dos cursos de Enfermagem e Saúde Coletiva, professor Cristiano Bertolossi. Na sua opinião, o universitário, por ter uma vida tão corrida, assim como a maioria dos adultos, não se atenta para a importância de manter a imunização em dia. “É uma oportunidade para a pessoa repensar sobre sua própria saúde e os cuidados que deve ter”, destaca.

A partir de amanhã, dia 5, até sexta-feira, mais de 20 cursos de aprimoramento profissional serão oferecidos para estudantes da UVA, de cursos técnicos de Enfermagem e profissionais que atuam na Região dos Lagos. Temas como suporte básico de vida, amamentação, dengue, fármacos e atualização no tratamento de doenças como tuberculose e hanseníase serão abordados. As vagas se esgotaram rapidamente e cada oficina terá até 60 participantes.

A Semana de Enfermagem geralmente é realizada em maio, por ocasião do Dia do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio. “Este ano, temos um motivo a mais para comemorar. O curso comemora seu décimo aniversário em Cabo Frio”, diz Cristiano, que contabiliza mais de mil profissionais, de Araruama a Macaé, formados pela Universidade. No mês passado, o curso recebeu homenagens da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), do Conselho Regional (Coren) e do Sindicato da categoria.

Revista
Os cursos de Enfermagem da UVA acabam de lançar mais uma importante ferramenta de estímulo e divulgação de pesquisas realizadas por estudantes e profissionais da área. A RESCAC (Revista Eletrônica Saúde, Corpo, Ambiente e Cuidado) já pode ser acessada pela internet, no endereço http://www.rescac.com.br/rescac/index.php/ojs. “É uma revista interdisciplinar, que vai auxiliar alunos e professores na divulgação de artigos acadêmicos”, informa Cristiano, acrescentando que profissionais do mundo inteiro terão a oportunidade de participar do veículo.
Cursos
Dia 05 de junho
- Suporte Básico de Vida, com Sérgio Porto;
- Dengue: como o enfermeiro deve atuar, com Hélio Seabra;
- A coleta do exame preventivo feita pelo enfermeiro, com Leila Tomazinho;
- Shantala – massagem do amor para o bebê, com Leila Tomazinho;
- O papel do enfermeiro no centro cirúrgico e central de material, com Castorina Duque;
- Fármacos utilizados para a redução do colesterol e suas contribuições para a redução de outras doenças, com Carlos Sampaio;
- Diagnóstico de enfermagem – aplicação da taxonomia Nanda, NIC e NOC à prática assistencial de enfermagem;

Dia 06 de junho
- Conhecendo o planejamento familiar e métodos contraceptivos – indicações e contraindicações, com Claudia Borges;
- Aleitamento materno e sua importância para a mãe e para o bebê, com Glória Coroa;
- Sistematização da assistência de enfermagem como ferramenta essencial para o cuidar, com Geandra Quirino;
- Atualização na prevenção e tratamento da tuberculose e hanseníase: importância das ações de enfermagem, com Enfermeiro Paulo (Saúde Coletiva de Cabo Frio);

Dia 07 de junho
- Fundamentos da Enfermagem voltados à adminstração de fármacos, com Paulo Sérgio de Jesus Santos;
- Preparo e administração de medicamentos, com Hélio Seabra;
- Construindo um currículo lattes, com Waldemiro Romanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário