terça-feira, 4 de junho de 2013

Casimiro de Abreu: Cidade se prepara para a II Conferência Municipal de Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu realiza na próxima quarta-feira, dia 05, a II Conferência Municipal de Meio Ambiente. O evento começa às 9h no Pavilhão de Esportes, na Praça Feliciano Sodré, no Centro da cidade. 
A abertura da conferência será marcada pela entrega da medalha de mérito ambiental, concedida todos os anos a dois cidadãos que se destacaram com ações ou projetos socioambientais. A medalha, que chega a sua sétima edição, foi criada em 2006, a partir da indicação do prefeito Antônio Marcos, na época vereador do município. 

Às 9h40, será a posse da nova gestão do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema). Em seguida, acontece a leitura e votação do regimento interno. Às 10h30, o técnico da Agenda 21 de Nova Friburgo, João Mendes, apresenta um panorama da gestão dos resíduos sólidos vinculado às diretrizes apontadas pela Agenda 21 local. 

Em seguida, o secretário de Meio Ambiente de Casimiro de Abreu, Maurício Porto, fala sobre o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, que está em fase de elaboração e prevê, entre outras ações, discussões sobre coleta seletiva e reciclagem do lixo e ações de educação ambiental, que trarão perspectivas de mudança na concepção, hábitos e costumes da população, a fim de consolidar a gestão sustentável dos resíduos gerados diariamente na cidade. 

O período da tarde será dedicado às discussões de grupo para deliberação e aprovação das propostas. Às 13h30 acontece a leitura e avaliação das resoluções da I Conferência, ocorrida em 2009. Entre algumas ações sugeridas na época, algumas foram realizadas e outras estão em andamento, como os investimentos em saneamento básico, onde a Prefeitura está construindo a rede e as estações de tratamento de esgoto na sede do município; recuperação de áreas de proteção permanente, com foco nas matas ciliares em áreas urbanas; implantação da ronda e patrulhamento ambiental, conquistada com a criação da guarda ambiental; o plano municipal de resíduos, que está em fase de elaboração; além da recategorização das unidades de conservação do município. A Secretaria de Meio Ambiente já conseguiu enquadrar o Parque Natural Municipal Córrego da Luz na lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, pois é o SNUC que vai normatizar a UC e dizer o que pode ou não em cada tipo de unidade. 

Depois dos debates de grupos, às 16h20 será a plenária para apresentação e validação das propostas e encerramento da II Conferência Municipal de Meio Ambiente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário