quarta-feira, 22 de maio de 2013

EXPOSIÇÃO SOBRE FUTEBOL É INAUGURADA NA ALERJ


O presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), deu o pontapé inicial, nesta terça-feira (21/05), na abertura da exposição “Craques das Copas – O fantástico mundo do futebol”. A mostra, que poder ser vista no Salão Nobre do Palácio Tiradentes até 30 de junho, é uma compilação dos momentos mais marcantes do futebol brasileiro, como as conquistas das Copas de 58, 62, 70, 94 e 2002.
O trabalho reúne 40 fotografias e recortes de jornais da Agência O Globo, áudios da Rádio Globo e vídeos da FIFA e da TV Globo, além de ilustrações de Mayo Angelo e  designer de Heloisa Faria. Há ainda textos do jornalista Sérgio Cabral e do editor Rodrigo Ferrari. “O futebol é uma cultura nacional. A exposição é uma oportunidade para que as novas gerações conheçam essa história”, disse Paulo Melo.
A mostra tem dois momentos: as fotografias, que retratam os campeões mundiais, como o deputado Bebeto (PDT) na Copa de 94; e as caricaturas, que homenageiam os jogadores que não conquistaram mundiais, como o deputado Roberto Dinamite (PMDB), Zizinho, Zico, entre outros. “É uma volta ao tempo. É uma forma de rever os grandes momentos do nosso futebol”, avaliou Dinamite, que como jogador esteve nas Copas de 78 e 82.
“A exposição é entretenimento puro, e com uma pitada lúdica. É rica em conteúdo histórico e aborda uma paixão nacional: o futebol. Esperamos superar os seis mil visitantes”, revela a coordenadora do Departamento de Cultura, Melissa Ornelas. A gerente da Agência O Globo, Flávia Campuzano, completa: “Procuramos fugir do lugar-comum. A ideia foi mostrar bastidores, vestiários e a descontração dos jogadores”.
O evento teve a presença do russo Jankel Schor, de 86 anos, que faz embaixadinhas na abertura dos jogos no Maracanã; e da secretária de Estado de Trabalho e Renda, Claise Maria.



Serviço:

Exposição: “Craques das Copas - o fantástico mundo do futebol"

Local: Palácio Tiradentes - Rua 1º de março, s/nº´ 2º andar - Praça XV. Acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, s/nº.  

Horário: Segunda a sábado, das 10 às 17h. Domingos e feriados, das 12h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário