quarta-feira, 22 de maio de 2013

Audiência Pública sobre a Lagoa de Araruama é agendada para agosto


Está agendada para agosto a audiência pública promovida pela Comissão especial de despoluição da Lagoa de Araruama. A ideia é realizar o evento no dia 14, quando é comemorado o Dia Nacional de Combate à Poluição. A data foi definida durante a quinta reunião com a equipe técnica, realizada ontem na Câmara Municipal de Cabo Frio. A programação inclui a apresentação de cinco painéis, apresentados pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cabo Frio e pela Superintendência de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Frio, além de espaço para perguntas e debates, com a participação de autoridades de toda a região e das concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba.


Na reunião de ontem os integrantes da comissão e a equipe técnica também começaram a discutir a criação de projetos de lei que possam servir como forma de minimizar o impacto da poluição na lagoa, bem como impedir o desperdício de água através de propostas de reutilização. A ideia é que os projetos criados a partir da comissão sejam levados para as Câmaras Municipais de todas as cidades do entorno do Lagoa, fazendo com que as ações sejam realizadas de forma conjunta.
- Tivemos o privilégio de conversar com os presidentes de todas as Câmaras das cidades vizinhas e ficamos felizes ao perceber que a ideia de criar ações conjuntas para recuperar a lagoa tem sido bem recebida. E acho que tem que ser assim mesmo. A Lagoa de Araruama é um bem coletivo de nossa região, e portanto as ações e soluções também têm que ser coletivas – comentou o vereador Emanoel Fernandes, presidente da Comissão.
Também na reunião de ontem foi apresentado aos integrantes da comissão e à equipe técnica um ofício da direção da Prolagos convidando os vereadores de Cabo Frio para hoje, às 15 horas, participarem de uma visita à sede da empresa, em São Pedro da Aldeia, e foi confirmada a visita técnica, amanhã, a partir das 8 horas, às Estações de Tratamento de Esgoto da Prolagos (Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande) e da Águas de Juturnaíba, em Araruama.
Além de Emanoel Fernandes, participaram da reunião de ontem os vereadores Braz Benendito Arcanjo e Luis Geraldo Simas de Azevedo (integrantes da comissão), um representante do vereador Aquiles Barreto (Érico Soeiro), Daniel Ribeiro (Movimento Lagoa Limpa), Alexandre Marques (presidente da Colônia de Pescadores de Cabo Frio), Charles Domingues (Superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Frio), Jailton Dias (subsecretário de Meio Ambiente de Cabo Frio) e Ayron Freixo (vereador de Arraial do Cabo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário