quarta-feira, 22 de maio de 2013

Cabo frio: Profissionais de Saúde participam de curso de capacitação

Curso promovido pela equipe técnica do LACEN e da Secretaria Estadual de Saúde capacita os profissionais para Teste Rápido Diagnóstico para HIV e Sífilis e triagem sorológica das Hepatites B e C

Cerca de trinta profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio participam de hoje até o dia 24 de maio, na sede do Lar Esperança, Casa de Apoio à portadores de AIDS, de um curso de capacitação em Teste Rápido Diagnóstico para HIV e Sífilis e Teste Rápido para triagem sorológica das Hepatites B e C, realizado pela equipe técnica do Laboratório LACEN e Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. A capacitação foi solicitada pela coordenadora do Programa de DST/AIDS e Hepatites Virais de Cabo Frio, Ana Paula Rangel  Aguiar, com o objetivo de descentralizar o teste rápido no município e tornar acessível à população,  o resultado sorológico para HIV, Sífilis e Hepatites B e C em apenas 15 minutos.
- É importante ressaltar que quanto antes o indivíduo identifique essas doenças e inicie o tratamento, menor é a probabilidade do adoecimento e morte, destaca Ana Paula Rangel Aguiar.
Os testes rápidos para sífilis, assim como os testes rápidos para as Hepatites B e C são exames de triagem sorológica, ou seja, há necessidade de exames laboratoriais complementares para o diagnóstico. No caso do teste rápido de HIV o mesmo define o diagnóstico. Com equipes capacitadas e experientes na realização da testagem e do aconselhamento para HIV/AIDS, a Coordenação do Programa de DST/AIDS e Hepatites Virais de Cabo Frio, irá estabelecer ações estratégias no sentido de implantar o processo de testagem rápida, assim como o aconselhamento em doenças sexualmente transmissíveis na Atenção Básica.
- Solicitamos esse treinamento para melhorar a qualidade do nosso atendimento aos usuários quanto ao acolhimento, aconselhamento, execução da testagem, tratamento, encaminhamento e acompanhamento, explica a coordenadora do Programa de DST/AIDS e Hepatites Virais de Cabo Frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário