quarta-feira, 22 de maio de 2013

Casimiro de Abreu: Alunos do 2º ano fundamental da rede municipal de Casimiro de Abreu participam da Provinha Brasil

 Cerca de 700 estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental das escolas de Casimiro de Abreu participaram da Provinha Brasil. Na terça-feira (21), foram testados os conhecimentos de português. O exame é elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas e distribuído pelo Ministério da Educação para avaliar o nível de alfabetização dos alunos. Os testes de matemática serão aplicados no dia 28.
    Os testes da Provinha Brasil em Casimiro de Abreu acontecem em dez escolas municipais: Rosa Branca, Ciep Municipalizado 459 José Bicudo Jardim, Patrick Marchon, Pastor Luiz Laurentino, Santa Luzia, Professor Moisés Silveira, Christiane S. Salles de Carvalho, Erotildes Tardelli Moreira, Pastor Abel de Souza Lyrio e Colégio Municipal Casimiro de Abreu. A avaliação de português e matemática é feita em duas etapas: no início e no fim do ano letivo.
    As correções das provas aplicadas nos dias 21 e 28 serão feitas por profissionais da Secretaria Municipal de Educação. Aproximadamente uma semana depois do último exame, os resultados serão repassados às direções das unidades escolares, ao Inep e ao Ministério da Educação. Entre os objetivos da prova de português estão: reconhecer as letras e as sílabas, ler palavras e frases, reconhecer a informação explícita em textos, reconhecer o assunto dos textos, identificar a finalidade dos textos e estabelecer relação entre as partes do texto. 
    A partir das informações obtidas nessas avaliações, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização, aumentando as chances de que todas as crianças até os oito anos de idade saibam ler e escrever, conforme previsão do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. A Provinha Brasil também integra as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa.
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário