sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Brasil: Jornalistas profissão de risco


O Brasil entra como quarto colocado na lista dos países onde mais aumentaram os riscos para os jornalistas trabalharem.

Relatório do Comitê de Proteção a Jornalistas de 2012 alerta para aumento de assassinatos, impunidade e tendência à censura judicial. A inclusão do País, segundo o Comitê, ocorreu por causa do número de assassinatos de profissionais, considerado alto - quatro em 2012, depois de registrar três em 2011 -, pelo crescimento da censura judicial e por outro fator preocupante: a falta de punição dos responsáveis e lentidão da Justiça nos processos.

O CPJ considera o Brasil "historicamente um dos lugares mais perigosos" para o exercício da imprensa" e reproduz uma avaliação do correspondente da Al-Jazeera em São Paulo, Gabriel Elizondo: "Em pequenas cidades, blogueiros e editores de pequenos jornais e sites que denunciam a corrupção tem sido transformados em alvo". E o perfil, prossegue Elizondo, "é habitualmente o mesmo: um jornalista de cidade pequena, trabalhando para uma empresa pequena, que é alvo de tiros e morre".

O Brasil está em quarto lugar na lista de país mais perigoso, perdendo apenas para nações como a Síria, o Irã e o Paquistão.

Preocupante situação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário