quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Maricá: Prefeitura inicia choque de ordem visando o Carnaval

Acampamento Ilegal

A prefeitura de Maricá iniciou nesta terça-feira (29/01) um “choque de ordem” para coibir irregularidades no Carnaval. Equipes da Defesa Civil e secretarias de Ambiente e Desenvolvimento Urbano, com o apoio da Guarda Municipal e do Batalhão Florestal da Polícia Militar, mapearam as regiões da cidade para proibir acampamento em áreas de proteção ambiental, pesca predatória nas lagoas e trailers funcionamento sem permissão da prefeitura.

Na Avenida Central, em Ponta Negra, as equipes flagraram duas barracas de camping com instalação elétrica irregular, em uma área de preservação ambiental. Os proprietários foram notificados pelos fiscais da secretaria Desenvolvimento Urbano e, caso não desocupem o local até sexta-feira, terão as barracas apreendidas pela prefeitura. No mesmo bairro, o dono de um comércio de aluguel de caiaques, mesas e cadeiras instalou, sem autorização, uma tirolesa sobre o canal de Ponta Negra. Nesta quarta-feira, a prefeitura retorna ao local e, caso o estrutura ainda esteja instalada, irá tirar as cordas com apoio da PM.
Tirolesa irregular sobre o canal da Ponte Negra
“Essa atividade está totalmente irregular. Não tem laudo técnico que ateste a segurança dos usuários e nem autorização da prefeitura. Para legalizar, o proprietário tem que solicitar a licença na secretaria de Desenvolvimento Urbano com laudo de um responsável técnico e nada opor do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), já que a tirolesa está às margens do canal de Ponta Negra”, explicou o secretário Celso Cabral. “O risco de um acidente grave é muito grande porque a corda pode arrebentar e a pessoa bater nas pedras”, completou.

Também em Ponta Negra, a secretaria de Desenvolvimento Urbano notificou três trailers funcionando sem alvará. Em Barra de Maricá, a secretaria de Obras apreendeu uma barraca que vende alimentos, instalada próxima à lagoa.

A equipe em serviço
Amanhã (quarta-feira, 30/01), a operação continua em Itaipuaçu, Inoã e São José do Imbassaí e a prefeitura já programou outras ações de ordenamento até o fim do Carnaval. Segundo o subsecretário de Defesa Civil, coronel Jorge Braga, essas intervenções foram definidas na semana passada em uma reunião com o vice-prefeito Marcos Ribeiro e fazem parte da estratégia da prefeitura de organizar uma folia com tranquilidade e segurança para os moradores e turistas.



“No Carnaval também serão realizadas ações com o Inea, Batalhão Florestal e Capitania dos Portos para proibir uso de jet skys nas lagoas, quadriciclos nas areias, além de crimes ambientais”, adiantou o subsecretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário