terça-feira, 6 de agosto de 2013

Maricá: Sociedade maricaense discute importância de integrar atendimento à mulher vítima de violência

Representantes dos governos estadual e municipal de Maricá discutiram nesta segunda-feira, dia 05/08, a importância de criação de uma rede de articulação integrada para atendimento à mulher vítima em situação de violência. Realizado na Universidade Severino Sombra, o encontro foi organizado pela subsecretaria municipal de Políticas para as Mulheres, vinculada à secretaria municipal de Direitos Humanos.

Representando o Governo do Estado, a coordenadora da Rede de Serviços da secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Marcelle Lyra, ressaltou a necessidade de se definir rotinas universais para atendimento às vítimas de violência doméstica. “A articulação de uma rede de atenção à mulher é fundamental para que consigamos oferecer um atendimento eficaz e de qualidade num momento muito delicado para a vítima”, destacou. Também participou do seminário, Adriana Mota, que é representante da subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres (SEASDH).

A subsecretária municipal de Políticas para as Mulheres, Luciana Piredda, considerou o seminário muito proveitoso por definir e estabelecer os fluxos e rotinas de atendimento às vitimas de violência junto aos setores que acolhem essas pessoas. “Temos que uniformizar e institucionalizar o atendimento para as vítimas de violência, criando uma rede de assistência humanizada à mulher que sofre esse tipo de trauma”, afirmou Luciana.
Ainda segundo a subsecretária, a participação de representantes do Ministério Público, Vara da Família, Defensoria Pública e de membros das secretarias municipais de Saúde, Trabalho, Educação e Assistência Social foi fundamental para o sucesso do seminário. “O importante é podermos sensibilizar toda a sociedade civil e incentivarmos ainda mais a participação dos envolvidos no processo”, acrescentou.

Em Maricá, desde 2011, existe o Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Maricá, mantido pela subsecretaria municipal de Políticas para as Mulheres, que atua nas áreas jurídica, social e psicológica de forma personalizada. Até o momento, foram prestados atendimentos para 372 mulheres vítimas de violência.

Estatísticas do estupro no Brasil 
Segundo dados encaminhados pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, estima-se que, a cada 12 segundos uma mulher é estuprada no Brasil. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indicam que em cinco anos os registros de estupro no Brasil aumentaram em 168%: as ocorrências subiram de 15.351 em 2005 para 41.294 em 2010. Segundo o Ministério da Saúde, de 2009 a 2012, os estupros notificados cresceram 157%; e somente entre janeiro e junho de 2012, ao menos 5.312 pessoas sofreram algum tipo de violência sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário