sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Casimiro de Abreu: Projeto ‘Cão Legal’ de combate às drogas se destaca nas escolas

Começou no dia 8, em Casimiro de Abreu, o Projeto ‘Cão Legal’ desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil. Guardas Municipais fazem palestras de prevenção e combate às drogas e utilizam cães adestrados como forma de socialização, e como o animal pode auxiliar a identificar entorpecentes nas escolas. Uma série de encontros está programada nas unidades de ensino. 

    A primeira escola visitada pelos profissionais de segurança foi a Escola Municipal Patrick Marchon Portal, no Centro. A visita aconteceu em dois turnos, e muitos estudantes puderam aprender sobre as drogas mais comuns, lícitas ou ilícitas, e os danos que elas costumam causar, sem excluir as bebidas alcoólicas e o perigo de dirigir veículos após ingeri-las com riscos de acidentes.


    Os palestrantes também utilizam brincadeiras lúdicas, música, dança e exibição de vídeos. Entretanto, a atração que mais desperta a curiosidade das crianças é a participação do cão treinado que integra o canil do Departamento de Operações com Cães da Secretaria de Segurança Pública. O animal orientado por um instrutor faz demonstrações como pode identificar entorpecentes em qualquer ambiente.


    O diretor do Departamento de Operações com Cães, Marcus Accioli, trouxe para a sala de aula o pastor holandês que se chama Draco e tem cinco anos de idade. A especialidade do cão é localizar armas e drogas em eventuais operações. Na ocasião, uma bolinha de tênis foi utilizada para simular o objeto a ser procurado através do faro do animal. 


    — Se for necessário o uso do cão para vistoriar ambientes com suspeita de presença de drogas, ele está apto e devidamente treinado. A palestra com alunos das primeiras séries ajuda a formar a consciência das crianças quanto aos perigos dos entorpecentes, e o cão descontrai e prende a atenção delas — disse o diretor.


    Para a guarda Ariana Silva, responsável pela palestra com os alunos, o convívio com o cão ajuda a rever conceitos e valores. Ela trabalha há dois anos com os cães adestrados em eventos e situações de rotina da Segurança Pública e Defesa Civil do município. “O cão tem o poder de provocar uma maior socialização entre as crianças. Elas ficam mais atentas quando o cão entra em cena e como ele pode ajudar a localizar drogas que são destrutivas”, destacou. 


    Vários estudantes como os meninos Guilherme, Darlan, Gabriel e Victor e as meninas Samara, Lívia, Lorrana e Ana Carolina do segundo ano participaram de enquetes e jogos de perguntas e respostas, sobre o que aprenderam a respeito de drogas e como o cão pode ajudar a localizá-las em supostas operações. “Eu gostei muito do cachorro e como ele foi rápido em achar a bolinha escondida nas caixas”, disse Samara, de nove anos. A diretora da escola, Cristina Ferreira, elogiou a apresentação.


    De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Luiz Fernando Shinkado, o Projeto ‘Cão Legal’ vai ser levado às escolas municipais, mas também poderá realizar parcerias com unidades de ensino estaduais e particulares. Desde que o governo Antônio Marcos iniciou uma série de investimentos na área de segurança e melhorias para o desempenho da Guarda Municipal, muitas conquistas foram alcançadas. 


    — Promover segurança e cidadania nas escolas é indispensável. Se pudermos ajudar na prevenção do uso de drogas com palestras e participação dos cães com descontração e precisão, o resultado é bem positivo e satisfatório — concluiu.     
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário