sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Maricá: Sala Cult homenageia o poeta Fernando Pessoa nesta sexta-feira

“Tudo vale a pena se a alma não é pequena”, escreveu Fernando Pessoa no poema “Mar Português”. O verso – que se tornou ícone da obra literária do mais internacional dos escritores da Língua Portuguesa – será encenado amanhã num monólogo em homenagem ao poeta, na Casa de Cultura de Maricá.
O evento, gratuito, é parte da programação do projeto Sala Cult, mantido pela secretaria municipal de Cultura, e começa às 19h. O monólogo será comandado pelo ator maricaense Nivaldo Costa e terá participações de Dalbert Lopes, no violino, e Pedro Szigeth, no violoncelo. Segundo um dos idealizadores do projeto, Ronaldo Valentim, a iniciativa é uma homenagem aos 125 anos de nascimento de Fernando Pessoa.
Durante a encenação, trechos de diferentes poemas de Pessoa e de seus heterônimos se cruzam e se encaixam, numa síntese da história do escritor. Sobre a origem dos seus heterônimos, Fernando Pessoa disse: “(...) é o fundo traço de histeria que existe em mim. Esta tendência para criar em torno de mim um outro mundo, igual a este mas com outra gente, nunca me saiu da imaginação”. Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Ricardo Reis foram alguns dos nomes fictícios usados e considerados célebres personagens de sua biografia, com estilos literários variados e ricos entre si.
O poeta
Nascido em 1888 em Lisboa, Fernando Pessoa viveu nove anos em Durban, na colônia britânica da África do Sul – onde, aliás, foi alfabetizado. Apesar da ilustre frase “A minha pátria é a língua portuguesa”, Pessoa produziu uma vasta obra em inglês. Morreu em 1935, aos 47 anos, em consequência de uma cirrose hepática. Sua última frase foi escrita na cama do hospital, também em inglês, com a data de 29 de Novembro de 1935: “I know not what tomorrow will bring” (Não sei o que o amanhã trará).
Fernando Pessoa traduziu várias obras inglesas para português e obras portuguesas para o inglês. Foi também empresário, editor, crítico literário, jornalista, comentador político e publicitário, ao mesmo tempo em que produziu a sua obra literária em verso e em prosa.
O “Sala Cult”
Idealizado pela secretaria municipal de Cultura, o Sala Cult - um dos projetos culturais de maior sucesso na cidade nos últimos tempos - tem o objetivo de oferecer ao público, às sextas-feiras, oportunidades de acesso às várias formas de arte – música, teatro e poesia, por exemplo, incentivando o trabalho de artistas locais em homenagens a grandes criadores do país e do mundo. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo telefone: (21) 3731-1432.

Nenhum comentário:

Postar um comentário