terça-feira, 30 de julho de 2013

Casimiro de Abreu: Trabalhadores do Hospital Municipal recebem cuidados especiais

Projeto da Secretaria de Saúde incentiva motivação e bem-estar no ambiente de trabalho

A rotina dos profissionais do Hospital Municipal de Casimiro de Abreu mudou desde que foi implantado o projeto “Cuidando de quem Cuida”. Há três anos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador, oferece uma gama de atividades para funcionários públicos acometidos por distúrbios osteomusculares referentes ao trabalho – DORT e problemas que interferem na produtividade e no afastamento dos compromissos laborais. Oferece ainda atividades preventivas e minimizadoras de doenças funcionais.

Além desses objetivos, o projeto visa incentivar a proatividade e, em alguns casos, a reinserção no ambiente de trabalho.  

O “Cuidando de quem Cuida” é formado por uma equipe de fisioterapeuta, massoterapeuta e estagiário que, duas vezes por semana, vai ao Hospital Municipal oferecer aos trabalhadores, desde os administrativos aos médicos, técnicas de relaxamento, shiatsu laboral, massagens a quatro mãos, dinâmicas de grupo, informações sobre ergonomia, atividades que estimulam o autoconhecimento, além da fisioterapia, propriamente.

Rosana Eleutério, coordenadora de Internação do Hospital Municipal, participa assiduamente das atividades, desde que foi criado. “Acho esse projeto maravilhoso porque nos passa a sensação, como o próprio nome sugere, do cuidado com a gente. Apenas 20 minutos que paramos para participar das atividades já faz a diferença para termos mais disposição para o trabalho”, declarou Rosana. 

A coordenadora do “Cuidando de quem Cuida”, Rogéria Machado, explica que paralelamente, a Secretaria Municipal de Saúde de Casimiro de Abreu oferece o projeto Viva Independente, também direcionado aos trabalhadores do Hospital Municipal. O objetivo é orientar sobre os riscos do consumo indevido de medicamentos que causam efeitos psicotrópicos, além dos malefícios advindos do consumo de bebidas alcoólicas e drogas. 

Ao longo da programação de atividades do “Cuidando de quem Cuida” acontecem também confraternizações em grupo e estudos sobre conceitos de saúde, alimentação saudável e qualidade de vida.
As próximas etapas são a implantação definitiva da ginástica laboral, a reinserção dos profissionais que se afastaram do trabalho, o fortalecimento da educação permanente e a criação do programa de saúde alternativa. 

A Secretaria Municipal de Saúde também pretende reestruturar o projeto Viva Independente e estendê-lo a todos os profissionais da rede pública de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário