terça-feira, 30 de julho de 2013

Cabo Frio: Nova Orla da Praia do Forte será inaugurada em 13 de novembro

Quem passa pela Praia do Forte neste momento não pode imaginar o resultado final das obras que estão mudando definitivamente o cenário de um dos mais belos cartões portais da Região dos Lagos. A Praia do Forte, conhecida internacionalmente pela fina areia branca, também será destaque com um novo cenário que incluiu a revitalização das calçadas em frente ao corredor gastronômico, uma nova Praça das Águas e os novos 15 quiosques que farão parte do novo projeto arquitetônico desenvolvido por técnicos da prefeitura com orientação do Iphan e do Ministério Público Federal. A inauguração foi anunciada pelo prefeito Alair Corrêa para o dia 13 de novembro, data de comemoração do aniversário da cidade que chega aos 398 anos de fundação.

-Teremos uma Orla da Praia do Forte com projeto fantástico que não existe similar em toda extensão do litoral do país. Pode procurar um espaço muito bonito e depois comparar com a nova Praia do Forte que será mais bela ainda-, disse o prefeito Alair Corrêa durante encontro com secretários, convidados e imprensa no auditório da prefeitura na quarta-feira.

Para o prefeito, que cuida pessoalmente do projeto, todo investimento na revitalização da Orla da Praia do Forte, além de atrair turistas vai beneficiar também moradores de todo o município e da própria região que vão ter orgulho de frequentar o novo espaço.

-As pessoas que ainda falam mal dos pesados investimentos em obras estão enganadas. Uma obra como a da nova Orla da Praia do Forte vai servir ao turismo, mas também a todos moradores da região que vão ter orgulho em frequentar um lugar tão bonito-, disse o prefeito.

O projeto prevê a construção de 15 quiosques com aplicação de materiais dentro de normas internacionais de sustentabilidade como aplicação do telhado verde e de rampas e elevadores para idosos e portadores de necessidades especiais. A cozinha de cada quiosque será subterrânea com 38 metros quadrados com área para produção de alimentos e despensa para produtos de limpeza.

Na antiga Praça das Águas, os arquitetos aumentaram a área da antiga praça que vai receber um projeto de iluminação especial com equipamentos similares aos utilizados nos melhores shows e estádios esportivos do mundo. 

-É uma coisa de louco o impacto que vai causar nas pessoas que moram aqui e muito mais nos turistas-, disse Alair que tem visitado diariamente o local das obras.


O prefeito Alair Corrêa ressaltou que a retirada dos quiosques da faixa de areia atende uma determinação do Ministério Público Federal e do Iphan. O novo projeto da Orla foi acompanhado por órgãos ambientais e atende todas as exigências de replantio de espécies nativas e no projeto paisagístico da imensa praça que surgirá com a derrubada dos tapumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário