quinta-feira, 11 de julho de 2013

Casimiro de Abreu: Fundação Cultural promove exposição “O Brasil de Portinari”

Nesta sexta-feira (12), a partir das 19 horas, será lançada na Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, na Beira Rio, a exposição “O Brasil de Portinari”.  Com foco na democratização da acessibilidade à obra do artista Candido Portinari, a exposição itinerante propõe a apresentação de uma série de réplicas de obras do artista como forma de promover ações que integrem educação e cultura na valorização da identidade brasileira.

    A mostra traz 29 réplicas de obras de Portinari e seu roteiro foi construído a partir do universo das cinco mil obras realizadas pelo artista. De acordo com a diretora da Biblioteca, Maraney Freire, esta exposição mostra um amplo leque de temas que retratam a alma brasileira e a saga de uma nação. “É uma oportunidade ímpar de conhecer os diferentes aspectos da vida e obra de Portinari”, disse.

   Guiados por monitores, os visitantes percorrem um caminho formado por oito núcleos que enfocam a história do país, a cultura brasileira, os ofícios e a religião, dentre outros. É importante destacar que os monitores locais participaram de um Seminário de formação, que aconteceu nos dias 9 e 10 deste mês, para a mediação da visita à exposição e na realização de atividades de arte-educação, que acontecerão no espaço.

   A exposição de réplicas "O Brasil de Portinari", fica no distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu, a partir do dia 12 de julho até o dia 11 de agosto, e é uma parceria com a Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, e com patrocínio da empresa Queiróz Galvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário