quinta-feira, 23 de maio de 2013

Cabo Frio: Vereadores discutem saneamento em reunião na Prolagos


Os vereadores Emanoel Fernandes e Jefferson Vidal (ambos PSC) participaram ontem à tarde de uma reunião na sede da Prolagos, em São Pedro da Aldeia. O encontro atendeu a um convite feito pela concessionária, através da Comissão Especial de Despoluição da Lagoa de Araruama, aos 17 vereadores da Câmara Municipal de Cabo Frio, e teve como objetivo mostrar os trabalhos realizados pela empresa em toda a área de concessão, tanto na área de abastecimento de água quanto de captação e tratamento de esgoto.
No encontro, os dois vereadores, ambos integrantes da comissão, aproveitaram para questionar a concessionária sobre a mudança no contrato de concessão para captação do esgoto, já que ele prevê rede separativa mas desde 2004 vem sendo realizado em sistema de tempo seco. Questionaram, também, a ausência de captação de esgoto em alguns bairros de Cabo Frio e o problema de abastecimento de água em vários pontos, principalmente no segundo distrito, e pediram informações sobre prazos para essas obras. Eles conheceram, ainda, o CCO (Centro de Controle Operacional), uma unidade de supervisão e controle de todo o sistema de abastecimento de água e captação de esgoto da concessionária.
A diretora executiva da Prolagos, Paula Medina, o gestor de operações da empresa, Thiago Mazieiro, e o gestor comercial Justino Brunelli, ouviram os questionamentos dos vereadores, falaram sobre os investimentos já realizados e anunciaram um cronograma de novos investimentos, priorizando a captação de esgoto na área do aeroporto de Cabo Frio (segundo Paula é lá que se concentra, hoje, o maior despejo de esgoto in natura na Lagoa de Araruama), e de abastecimento de água no segundo distrito: “já temos uma adutora naquela região, fizemos 13 km de rede e estamos realizando mais obras em diversos pontos de Tamoios” – comentou Paula.
Com relação aos trabalhos realizados pela comissão de despoluição, a diretora executiva da Prolagos disse estar surpresa com a atuação dos vereadores, e se comprometeu a trabalhar em conjunto com o legislativo de Cabo Frio para melhorar a condição da lagoa.
- A forma como vocês estão fazendo gestão pública, buscando entendimento com as concessionárias e unindo forças com os municípios vizinhos, é muito diferenciada. Nunca vi isso ser feito antes, e confesso que acho essa forma de ação muito importante. Vocês estão, realmente, unidos pelo interesse da Lagoa de Araruama. E estamos dispostos a ajudá-los nisso – anunciou Paula Medina.
Para o vereador Emanoel Fernandes, presidente da comissão de despoluição, a reunião na Prolagos serviu para estreitar o relacionamento da Câmara de Cabo Frio com a concessionária, “e essa boa relação será utilizada tanto para fiscalizar os serviços oferecidos como para buscar mais benefícios para a população”. Hoje, às 8 horas, os membros da comissão, incluindo equipe técnica e vereadores de Câmaras Municipais de outras cidades da região, farão uma visita às obras de captação de esgoto no aeroporto de Cabo Frio, além das Estações de Tratamento de Esgoto de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Araruama. A ação faz parte do trabalho de pesquisa para a audiência pública que será realizada no dia 14 de agosto no Teatro Municipal de Cabo Frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário