segunda-feira, 18 de março de 2013

Veiga de Almeida: Estudantes noruegueses conhecem culinária brasileira


Aula prática apresenta os temperos típicos do Brasil
 por Andrea Luiza Collet
Comandado pela professora Lena Ribeiro, que é mestre em Nutrição, o laboratório-cozinha da Universidade Veiga de Almeida (UVA) ganhou um novo sotaque nesta sexta-feira, 15. Um grupo de estudantes noruegueses que está fazendo intercâmbio acadêmico em Cabo Frio, por meio da empresa norueguesa Active Education (AE), escolheu pratos da cozinha mineira para a terceira aula prática. No cardápio, frango com quiabo, angu e, para a sobremesa, arroz doce.
Durante o intercâmbio, os estudantes do curso de Nutrição conhecem um pouco da culinária brasileira para, em seguida, ampliar o conhecimento sobre alimentação esportiva. Lena explica que abriu o circuito com a tradicional feijoada e tabém fez uma aula com frutos do mar, tendo como estrela a moqueca baiana. Pontuais, curiosos e dedicados, os alunos querem saber mais sobre os ingredientes que compõem os pratos, tiram fotos e querem detalhes. Lena conta que algumas práticas tradicionalmente brasileiras chamam a atenção, como a quantidade de sal, açúcar e até mesmo o óleo utilizado para fazer o arroz. “Eles usam uma quantidade muito menor do que estamos habituados”, compartilha, acrescenando que esta troca de saberes é muito enriquecedora. “Também estou aprendendo muito com eles”, diz a professora.
Julie Schumacher, de 22 anos, disse que está amando a experiência no Brasil. Nas suas observações, percebeu que não importa a condição financeira, os brasileiros estão sempre felizes. A simpatia das pessoas e a cultura animada contrastam com a cultura da jovem, que não está habituada a receber cumprimentos de desconhecidos. Nas aulas de culinária, Julie aproveita para experimentar aquilo que não tem acesso em sua terra natal, especialmente a variedade de temperos. Ela conta que ficou surpresa com a quantidade e variedade do prato do brasileiro em cada refeição, especialmente a mistura de carboidratos.
O colega Hans Johanser, 34, disse que não está se arriscando muito na culinária, mas que gostou de várias comidas, especialmente do churrasco. Achou o prato parecido com o do seu país, porém bem menos apimentado. Diz que a experiência está sendo de grande crescimento e é sempe bom ter a oportunidade de conhecer outras culturas e nações.
Educação Física
O intercâmbio acadêmico também contempla alunos de Educação Física, que exploram, principalmente, os esportes de praia. Em parceria com a Veiga de Almeida, até maio, os estudantes terão aulas de vôlei de praia, ministradas pelo professor Alexandre Motta, e de handebol, com o professor Ricardo Fernandes. Nos primeiros dias da temporada no Brasil, o grupo participou do curso de primeiros-socorros na água, com o professor Leonado Santos Pereira, com o objetivo de aumentar a segurança durante a prática de esportes aquáticos, além do conhecimento adquirido.
A realização de intercâmbios acadêmicos é uma das propostas da Veiga de Almeida, que integra a Rede Ilumno, formada por universidades da América Latina. Esta já é a quarta turma de estudantes estrangeiros atendida pela Universidade em Cabo Frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário