segunda-feira, 18 de março de 2013

São Pedro: Ações para o combate à dengue


Por Renato Silveira

Por orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia irá utilizar a Unidade de Baixo Volume (UBV) para controlar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Esse método será utilizado por ser mais eficaz, menos poluente, menos tóxico e não agredir o meio ambiente. Segundo o diretor de Vigilância Sanitária, Júlio Peralva, o sistema de fumacê está proibido de ser utilizado no Rio de Janeiro, pois além de tóxico, não matam o mosquito transmissor, que desenvolveu tolerância ao veneno.
Segundo Júlio, as UBVs trabalham com solvência de água e não de óleo, como o fumacê, o que não traz tanta fumaça, mas é bastante eficaz.
“A secretária de Saúde Analice Martins, já entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde e os veículos com os UBVs estarão em São Pedro da Aldeia, provavelmente, já na próxima semana” afirmou.
51 casos confirmados
A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia já teve a confirmação de 51 casos de dengue, sendo que as notificações (suspeitas) chegam a 501. Foram confirmados quatro casos de dengue hemorrágico. De acordo com a subsecretária de Atenção Básica em Saúde Denise Marambaia, essa diferença existe porque as confirmações são feitas no Rio de Janeiro.
“O paciente chega, por exemplo, com febre à Unidade de Saúde, o que levanta a suspeita de dengue. Mas, pode ser outro tipo de doença. A confirmação é feita após a realização da sorologia” explicou.
Os principais sintomas da doença são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas e manchas vermelhas pelo corpo. Ao observar dois ou mais desses sintomas, o paciente deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima. Caso haja dor abdominal ou vômito, deve retornar, pois pode ser a forma grave da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário