segunda-feira, 18 de março de 2013

Búzios: Cras realizam triagem para atendimento odontológico gratuito


por Secom Búzios          
Na próxima segunda-feira, dia 18, a Prefeitura de Búzios realizará, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, uma triagem nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Rasa, Baía Formosa e José Gonçalves, com o objetivo de identificar e encaminhar crianças e jovens com problemas odontológicos para tratamento especializado e gratuito. A ação, realizada em parceria com a Oscip Turma do Bem (TdB), acontecerá em três horários e contemplará o público infanto-juvenil – com idade entre 11 e 17 anos - cadastrado nestes centros. 
            Por meio do projeto “Dentista do Bem”, a Prefeitura de Búzios e a TdB desenvolverão a atividade a partir das 9h no Cras de José Gonçalves; às 11h, na Rasa, e a partir das 14h, em Baía Formosa. O procedimento consistirá na realização de um exame visual não invasivo da condição odontológica de cada jovem e no preenchimento de uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família. A seleção é feita por um índice de prioridade, que beneficia os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.
            Sobre o projeto - Turma do Bem é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2002, tendo o “Dentista do Bem”, como principal trabalho que conta com o voluntariado de cirurgiões-dentistas voltados para atender jovens de baixa renda com tratamento odontológico gratuito. 
Atualmente, conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo, sendo mais de 14 mil dentistas voluntários espalhados por aproximadamente 1.000 municípios dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. O projeto também está presente em Portugal e dez países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela.
Os dentistas voluntários atendem os adolescentes selecionados em seus próprios consultórios, até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo. Mais de 310 mil jovens passaram pelas triagens do projeto e 31 mil já foram encaminhadas a tratamentos odontológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário