sexta-feira, 22 de março de 2013

Cabo frio: Secretário de Agricultura faz balanço do inicio da gestão


José Faustino Junior comemora as ações ocorridas na pasta. Parceria com outras secretarias facilitaram as ações nos primeiros meses
Secretário de agricultura faustino Junior
 por Katyuscia Chaparral
O secretário de Agricultura de Cabo Frio, José Faustino Junior, fez, esta semana, um balanço das ações de impacto para população que já foram implantadas na pasta desde o inicio do ano.
Para o secretário, mesmo com menos de três meses de gestão, já é possível observar resultados extremamente positivo. Para isso, segundo José Faustino Júnior, foi imprescindível para o resultado favorável das ações, parcerias com outras secretarias como a de pesca e a de meio ambiente.
José Faustino Junior comentou que o projeto de piscicultura que vem sendo desenvolvendo em parceria com o secretário de Pesca, Cláudio Bastos, possui inicialmente uma abrangência de aproximadamente 100 agricultores. Os interessados devem fazer o cadastramento para participação no projeto, que oferece a construção dos tanques para cultivo dos alevinos que também são cedidos gratuitamente. O agricultor possui em contrapartida a compra garantida no período certo, pela própria Prefeitura para consumo nas escolas públicas.
Nesses mesmos parâmetros funciona o departamento de merenda escolar e agricultura familiar, que garante ao pequeno produtor a compra de 30% de toda a sua produção para a merenda escolar no município.
 Júnior avalia como outra ação de extrema relevância para o município o projeto que vem recolhendo pneus velhos na natureza e em borracharias em todo o município, com o intuito de transformar os pneus em brinquedos para parques públicos da cidade.
 – Este projeto é desenvolvido em parceria com a secretaria de Meio Ambiente e, no período de 60 dias, foram recolhidos das ruas um total de 147 cavalos abandonados. A média da gestão anterior era de 20 recolhimentos por mês – explicou o secretário.
O secretário diz ainda que mais ações da secretaria de Agricultura estão em fase de planejamento, e que em breve uma grande feira para doações de animais ocorrerá no município.
- Possuímos um canil, que visa abrigar animais que necessitam de algum tipo de atendimento especifico. Geralmente cuidamos, tratamos de animais doentes ou que foram atropelados, castramos e depois colocamos para doação. Nesse momento estamos com muitos animais prontos para receberem um novo lar, decidimos então que este é o momento exato para programar esta feira de animais, que terá local e data divulgados em breve – concluiu o secretário.
A sede da secretaria de Agricultura fica localizada na Fazenda Campos Novos, em Tamoios, com funcionamento de segunda a sexta-feira das 8h as 17h. O telefone para contato é (22) 2625-6162.

Fotos: Katyuscia Chaparral / Assessoria de Imprensa da CODESTAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário