sexta-feira, 22 de março de 2013

Cabo frio: Saúde realiza Campanha contra a Tuberculose


Unidades de Estratégia de Saúde da Família já contam com profissionais habilitados para coleta de material de exame
 por Gloria Passos
A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, através da Superintendência de Vigilância em Saúde realizará a Campanha de Combate à Tuberculose, entre os dias 25 e 28 de março. A ação é marcada pelo Dia Internacional de Combate à Tuberculose, no dia 24 de março, e tem o objetivo de captar os pacientes sintomáticos para serem encaminhados ao tratamento e cura.
A campanha acontecerá das 9h às 16h, em diversos bairros: na segunda-feira, a ação estará montada na Praça Porto Rocha, no Centro. Na terça-feira, o programa será levado ao bairro Jardim Esperança, com a estrutura montada em frente ao Hospital Otime Cardoso dos Santos. Já na quarta-feira, será a vez de Tamoios receber a campanha, que vai ser instalada em frente ao Hospital do distrito. E na quinta-feira, a ação estará na Praça de São Cristóvão.
Em todos os dias, os profissionais da Secretaria de Saúde de Cabo Frio estarão em um estande montado nesses locais para orientar as pessoas, distribuir material informativo e encaminhar os pacientes sintomáticos à unidade de Estratégia de Saúde da Família do bairro onde mora para fazer a coleta do material para o exame.
Todas as unidades de ESF estarão integradas à campanha, com profissionais habilitados a ajudar o paciente na coleta do material e, em seguida, enviar para análise. Vale lembrar que a coleta do material para exame será realizada somente nas unidades de ESF e no laboratório do PAM.
Segundo dados da Secretaria de Saúde de Cabo Frio, cerca de 100 novos casos de tuberculose são descobertos a cada ano na cidade. Os pacientes confirmados são encaminhados ao tratamento, e no prazo de 6 meses de tratamento ininterrupto já podem ser considerados curados.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Edilane Medeiros alerta para que as pessoas que tenham algum sintoma da doença – tosse frequente há mais de 3 semanas, perda de apetite, perda de peso, entre outros – procurem o atendimento e iniciem o tratamento porque quanto mais precoce for o diagnóstico, mais rápida será a cura.
- Logo que o paciente inicia o tratamento ele já deixa de transmitir a doença. Então é muito importante que a pessoa procure atendimento para que a possibilidade de contágio seja interrompida. As pessoas que convivem com esse paciente também devem fazer o exame, devido à facilidade de transmissão da doença, explicou.
É importante ressaltar que a campanha acontecerá entre os dias 25 e 28 de março, mas as unidades de ESF continuarão com o serviço permanentemente.
Sobre a tuberculose
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo, e contaminá-lo. Outros fatores que favorecem ao estabelecimento da tuberculose são: má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário