sexta-feira, 22 de março de 2013

Cabo frio: Sábado é dia de Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica

Cabo Frio terá 43 postos de vacinação em diversos pontos da cidade
 por Glória Passos
O próximo sábado (23/3) será o dia de levar cães e gatos para serem vacinados contra a raiva. A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, através do Departamento de Vigilância Ambiental, realizará a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. A ação acontecerá em 43 postos espalhados pelo município, inclusive no distrito de Tamoios, das 8h às 17h.
Segundo o diretor da Vigilância Ambiental, Fábio Costa, a expectativa é de que cerca de 30 mil animais sejam vacinados durante, superando o número de 29 mil da última campanha, realizada em 2009. Ele reafirmou a importância da vacinação dos animais domésticos.
- Recebemos 31 mil doses da vacina e contamos com a ajuda da população para atingir a nossa meta e afastar de vez essa doença. É muito importante que todos levem seus animais para serem vacinados. A raiva é uma doença fatal e pode ser transmitida ao homem, alertou o médico veterinário.
A ação contará com o trabalho de 240 profissionais de saúde, entre médicos veterinários, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e voluntários. Eles receberam treinamento durante a semana para atuarem nesta campanha. Em Cabo Frio serão 30 postos de vacinação; já em Tamoios, haverá 14 locais com profissionais habilitados a aplicarem a vacina.
Devem ser vacinados os cães e gatos com mais de quatro meses de idade. Os donos devem ficar atentos aos cuidados ao levarem os animais para a vacinação como: levá-los em coleiras, com focinheiras (para o caso de cães mais bravos), além de serem conduzidos por pessoas que possam controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina.
Sobre a raiva
A raiva é uma doença infecciosa aguda que uma vez instalada é quase sempre fatal. É causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso de animais mamíferos domésticos ou selvagens, cães, gatos, macacos, morcegos, inclusive o homem. A transmissão da raiva acontece através da saliva do animal contaminado pelo vírus, através de lesão da pele do novo hospedeiro.
Segundo dados do Ministério da Saúde, no período de 1990 a 2009, foram registrados no Brasil 574 casos de raiva humana, nos quais, até 2003, a principal espécie transmissora foi o cão. A partir de 2004, porém, o morcego passou a ser a principal fonte de transmissão de raiva no Brasil.

A relação dos postos é a seguinte:
Associação de Moradores da Passagem
Associação de Moradores do Recanto das Dunas
Associação de Moradores da Vila do Ar
Escola Municipal Amélia Ferreira (Unamar)
Escola Municipal Durval Silva (Jardim Esperança)
Escola Municipal Edith Castro (Santo Antônio)
Escola Municipal Jardim Esperança (Casarão) (Jardim Esperança)
Escola Municipal João Bessa (Passagem-União)
Escola Municipal João Rocha (Vila Nova)
Escola Municipal Leaquim Schuindt (Jardim Esperança)
Escola Municipal Nilo Batista  (Unamar)
Escola Municipal Talita Pereló (Jardim Esperança)
Escola Municipal Zélio Jotha  (São Cristóvão)
Garagem da Prefeitura (Braga)
Posto de Saúde do Itajuru
Posto de Saúde do Porto do Carro
Posto de Saúde de Santo Antônio
Posto de Saúde de Unamar
PSF Angelim
PSF Botafogo
PSF Cajueiro
PSF Caminho de Búzios
PSF Campos Novos
PSF Florestinha
PSF Gamboa
PSF Guarani
PSF Jacaré
PSF Jardim Caiçara
PSF Jardim Nautillus
PSF Manoel Correa
PSF Maria Joaquina
PSF Monte Alegre
PSF Nova Califórnia
PSF Pacheco
PSF Parque Burle
PSF Peró
PSF Porto do Carro
PSF Praia do Siqueira
PSF São Jacinto
PSF Tangará
PSF Vila do Sol
Sede da CODESTAM (antigo prédio da Subprefeitura de Tamoios)
Subprefeitura do Jardim Peró


Nenhum comentário:

Postar um comentário