quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Búzios: Comissão pede ao Prefeito permanência de ambulante na Orla Bardot

Prefeito recebe comissão que reivindica a permanência dos ambulantes na Orla Bardot

Prefeito André Granado e equipe

A partir desta sexta-feira, dia 15, os comerciantes ambulantes que possuíam barracas para artigos de artesanato e variedades na Orla Bardot começarão a ser deslocados para um espaço público na Travessa do Colégio, no Centro de Armação dos Búzios. A iniciativa, formalizada em uma reunião realizada com a presença do Prefeito André Granado, na manhã desta quinta-feira, dia 14, objetiva dar continuidade ao trabalho de ordenamento do município e reestruturação urbana da orla da cidade.

            A reunião desta quinta-feira foi realizada no gabinete do Prefeito e contou com as participações, além do Chefe do Executivo, dos Secretários de Turismo José Marcio dos Santos, de Infraestrutura Carlos Alberto Nogueira, do Chefe de Gabinete Renato de Jesus, do Subsecretário de Cultura e Patrimônio Histórico do Município Antônio Jorge Pinheiro, do presidente da Câmara Municipal Leandro Pereira, demais vereadores e representantes do comércio ambulante buziano. 
Durante o encontro, ficou decidido que, com a retirada das 38 barracas da Orla Bardot a partir de amanhã, as 14 utilizadas para vendas de artesanato serão imediatamente instaladas na Travessa do Colégio. Já os donos das 24 barraquinhas usadas, até o momento, para a venda de material importado e manufaturados, poderão utilizar o espaço desde que passem por uma readequação dos produtos comercializados. O trabalho será feito em parceria por diversas secretarias municipais, tendo à frente a Secretaria de Cultura. 
Futuramente, é meta do Prefeito construir um espaço público destinado aos artesãos e onde estarão instalados módulos padronizados no lugar de barracas e banheiros femininos e masculinos.
Os ambulantes na Orla Bardot  
Considerada um dos principais patrimônios culturais e paisagísticos de Búzios, a Orla Bardot é protegida por decretos municipais e a Lei Orgânica que proíbem a instalação de comércio ambulante diferente de como vinha sendo feito.
            “O município possui vários decretos, datados de cinco ou quatro anos atrás, que proíbem, de forma clara, o comércio na Orla Bardot por se tratar de um local com grande importância cultural e turística. É um dos pontos mais visitados do balneário, porém carente, até o momento, de uma fiscalização eficaz. O Prefeito André Granado está começando a organizar a cidade. Ele quer ordenar, limpar e melhorar a vida dos cidadãos e, para isso, precisa tornar legal o que antes não era fiscalizado. Há muitos projetos de infraestrutura para revitalizar a cidade e a Orla Bardot está incluída dentre as prioridades”, afirmou José Wilson, coordenador de Turismo Náutico da Secretaria Municipal de Turismo.


            
Texto: Vanessa Campos
Crédito das fotos: Marte Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário