segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Búzios: Mutirões de Limpeza agitam a cidade


       Em 25 dias, operação desobstruiu 80% dos bueiros e limpou 25 km dos valões

A Prefeitura de Armação dos Búzios iniciou o ano realizando um intenso mutirão de limpeza e recolhimento de lixo e entulho por toda a cidade. Desde o dia 1º de janeiro, todas as localidades do município têm recebido operações para desobstrução de bueiros e valões, recolhimento de lixo doméstico, extinção de lixões e tapa buracos, além de serviços de troca de lâmpadas e suporte com capina e varrição em diversos espaços públicos, como escolas, postos de saúde e no hospital. Em 25 dias, a cidade já contabiliza outra realidade, com 80% dos bueiros e 25 km de valões limpos e o equivalente a cem caminhões de lixo já retiraram o lixo acumulado por todo o município.          
Na Secretaria, diversos serviços foram reforçados para que a cidade, em plena alta temporada, esteja pronta para receber os milhares de visitantes e dê conforto aos moradores. Todo o trabalho vem sendo realizado com sete caminhões, sendo quatro de grande porte, dois de médio porte e um específico para recolhimento de galhos, duas pás mecânicas, três retroescavadeiras e uma máquina patrol para limpeza de estradas de terra batida. Com o objetivo de agilisar os mutirões, a secretaria mantém plantões aos sábados, das 8h às 12h, dando apoio aos serviços emergenciais de limpeza.
Segundo o secretário da pasta, Eraldo Pereira, neste período de verão, o lixo acumulado é a principal demanda: em oito dias, foram retiradas 70 toneladas de lixo doméstico e, nos últimos 15 dias, uma média de 180 toneladas de entulhos foram recolhidas das ruas buzianas:
“A nossa maior dificuldade, hoje, é o volume de lixo acumulado nos últimos meses somado ao volume que cresce, naturalmente, nesta época do ano. Estamos correndo contra o tempo para recolher, em tempo hábil, os entulhos de podas de árvores e o lixo doméstico que aumentaram bastante com a quantidade grande de turistas na cidade. Também temos a preocupação de deixar a cidade livre de bueiros entupidos, principalmente para que as chuvas fortes não causem enchentes no município”, disse ele.
Os mutirões da Prefeitura já passaram por pelo menos nove bairros, sendo que, em muitos, as ações acontecem de forma paralela e ainda se encontram em andamento. Serviços de varrição, recolhimento de lixo, máquina patrol, desobstrução de bueiros e desassoreamento de valões já contemplaram e continuam ocorrendo nas localidades da Rasa, Geribá, Arpoador da Rasa, Vila Verde, José Gonçalves, Centro e São José. Em bairros como Cem Braças e Geribá, foram localizados, ainda, lixões que demandaram quase 60 caminhões para retirada de lixo: “Encontramos um em Cem Braças e conseguimos limpar toda aquela área, extinguindo aquele lixão. Foram necessários 40 caminhões para recolhimento daquele material. Em Geribá, onde havia até um chiqueiro no local, utilizamos 20 caminhões para acabar com o lugar”, disse ele.
Outros serviços que também estão implantados na cidade são a revitalização da iluminação pública e a utilização de carros-pipa . Um carro-pipa com água potável vem atendendo às escolas e três são utilizados para regar jardins de espaços públicos. Na iluminação, a secretaria contabiliza a troca de 300 lâmpadas, além do conserto de reatores e fios quebrados. De acordo com o secretário, o primeiro bairro onde todas as ações já são visíveis é Cem Braças, que servirá como modelo para a população de todos os serviços que serão implantados por toda a cidade:
“Cem Braças está praticamente pronta, com lâmpadas trocadas, ruas sem buracos, meio fio pintado e sem lixo. Este serviço será feito em todos os bairros, só pedimos paciência à população pois estamos reorganizando a cidade e, aos poucos, moradores e visitantes verão os resultados”, afirmou Eraldo Pereira.
Vistoria em João Fernandes – O Prefeito André Granado, acompanhado pelo Secretário de Serviços Públicos, Eraldo Pereira, e equipe da coordenadoria de Posturas, esteve hoje, pela manhã, realizando uma vistoria na Praia de João de Fernandes. O objetivo da ação foi retirar todo o material sem utilidade do local, tais como cadeiras e barracas quebradas de quiosques, além de lixo acumulado e entulho. Durante a vistoria, o prefeito conversou com os donos dos estabelecimentos e orientou a população a ajudar o trabalho de ordenamento das praias:
“A Prefeitura está fazendo a parte dela e precisamos que a população faça a sua parte também. Por isso, pedimos que os moradores também se tornem fiscalizadores de ações irregularidades pela cidade”, afirmou o prefeito.
Texto e Fotos: Secom Búzios

Nenhum comentário:

Postar um comentário