segunda-feira, 24 de agosto de 2015

ALERJ - Marcia Jeovani participa de audiência pública sobre a acessibilidade no transporte aquaviário do estado do Rio de Janeiro

Membro da Comissão da Pessoa com Deficiência da Alerj, a deputada estadual Marcia Jeovani (PR) participou na quinta-feira, dia 20 de agosto, da audiência pública sobre acessibilidade no tranporte aquaviário do estado do Rio de Janeiro, presidida pela deputada estadual Tania Rodrigues, parlamentar cadeirante e representante dos deficientes físicos na Casa de Leis.

Marcia Jeovani aproveitou a oportunidade para falar dos projetos apresentados no parlamento em atendimento aos portadores de necessidades especiais. "Já é lei a adaptação de provas físicas para deficientes nos concursos públicos do estado. Foi aprovada também na Alerj a indicação legislativa para a implantação de brinquedos para crianças especiais nos parques públicos. Na área de educação, dei entrada no projeto de lei que cria o Programa Estadual de Incentivo à Educação Especial", destacou a deputada.


A deputada estadual Marcia Jeovani ainda é autora do projeto de lei nº 756, de 20 de agosto de 2015, que proibe a cobrança de valores adicionais de qualquer natureza nas mensalidades, anuidades e matrículas dos alunos portadores de deficiência.


A presidente da comissão, Tania Rodrigues, ainda elogiou a atuação e presença da deputada estadual Marcia Jeovani nas reuniões da comissão, destacando a forte contribuição nos projetos apresentados e da participação na luta pelos direitos dos deficientes.


A audiência reuniu representantes da CCR Barcas para o esclarecimento das solicitações enviadas pela comissão anteriormente. Problemas de acessibilidade, capacitação de pessoal e comunicação voltadas para o público deficiente no transporte aquaviário do Estado ainda é uma realidade. De acordo com a presidente foram atendidas pela concessionária a altura dos assentos sanitários das estações e a instalação de coletes salva vidas próximo a área dos cadeirantes.


"Fizemos a redução da altura das calhas nas rampas de embarque das barcas e também instalamos caixas de som e painéis informativos no interior das estações, conforme pedido da comissão", informou Tiago Terra, gestor da CCR Barcas. Ele ainda afirmou ainda que um treinamento para mais de 700 funcionários da CCR Barcas será realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Transporte (Setrans), e deverá ter início em setembro, com duração de cinco meses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário