segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Cabo Frio: Cidade ganha tratamento moderno na reabilitação de pacientes com sequelas neurológicas

Serviço será oferecido no Centro Municipal de Reabilitação, em São Cristóvão


O Centro Municipal de Reabilitação de Cabo Frio vai começar a utilizar a toxina botulínica no tratamento de alguns pacientes, a partir de setembro. O uso da toxina botulínica é muito conhecido em tratamentos estéticos, mas além disso, essa toxina pode ajudar a tratar outros problemas que vão muito além das rugas do rosto.

A novidade chegará a Cabo Frio já em setembro e os pacientes poderão fazer o tratamento através do SUS, no Centro Municipal de Reabilitação, em São Cristóvão. Os pacientes com indicação para o tratamento estão sendo selecionados pelos fisioterapeutas que já os acompanham para que iniciem as aplicações.

O uso da toxina botulínica é um importante aliado no tratamento de reabilitação de pacientes com distúrbios neurológicos. Ela vem sendo utilizada com muito sucesso no tratamento de pacientes com paralisia cerebral, traumatismo craniano, acidente vascular cerebral, lesões medulares entre outras. A toxina botulínica, quando utilizada em parceria com a fisioterapia, ajuda a reduzir a espasticidade que é característica dessas doenças do sistema nervoso central.

- O quadro de espasticidade é hoje um dos maiores obstáculos nos tratamentos de reabilitação, por isso, com o uso da toxina botulínica, esse quadro é controlado e a possibilidade de recuperação do paciente é muito maior. Mas, é importante frisar que esse tipo de tratamento só é eficaz quando aliado à fisioterapia, explicou o subsecretário.


Os fisioterapeutas dos diversos centros de reabilitação de Cabo Frio já estão selecionando os pacientes que possuem o perfil para o tratamento. Os pacientes de outros bairros, serão encaminhados ao Centro Municipal de Reabilitação, em São Cristóvão, onde serão realizados todos os tratamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário