sexta-feira, 12 de julho de 2013

Setor da pesca quer garantir continuidade do Defeso da Laguna de Araruama

Secretário de Estado participou do segundo dia do encontro em Arraial do Cabo

Nesta última terça (09/07), o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, esteve presente em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, para participar do segundo dia da Oficina de planejamento de ações para o período de Defeso da Laguna Araruama.

O objetivo do debate, que teve iniciativa de entidades ligadas ao setor durante os dias 08 e 09 de julho, foi definir ações que irão contribuir para o sucesso do período do defeso integral da Lagoa de Araruama, em inicia em agosto e tem duração de três meses.

O secretário demonstrou satisfação por ver o setor se organizando para garantir que o trabalho da Estatística Pesqueira, desenvolvido pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro - Fiperj tenha continuidade. “Não temos mais desculpas de falta de estrutura. Depois de toda transformação que conseguimos com a construção da nova sede, implantação do concurso público, instalação de escritórios regionais e parceria com o consórcio Intermunicipal Lagos São João, para implantação da estatística pesqueira, não podemos nos acomodar. Temos que continuar lutando em busca de melhorias no setor” – explicou Felipe Peixoto.

A Fiperj é um órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, que tem como responsável do Escritório Regional Baixadas Litorâneas, o biólogo marinho, Paulo Sérgio Lacerda. Ele já apresentou um projeto para ser apreciado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João, que está previsto a continuidade da Estatística Pesqueira por mais dois anos.

“Precisamos assegurar que esses dados possam continuar contribuindo com a avaliação da produção após o período de defeso e continue a fornecer dados para subsidiar gestão do setor” concluiu Paulo Sérgio.

Para o presidente da União das Entidades de Pesca e Aquicultura – UEPA, Chico Guimarães, a integração dos cinco municípios nessa oficina foram fundamentais para o grupo assegurar o bom andamento do defeso.

Os coletores da estatística pesqueira serão capacitados e estarão atuando durante esses três meses de defeso como agentes ambientais com o objetivo de conscientizar a população da importância da laguna e da pesca para a comunidade.

Participaram da oficina, o assessor especial da Sedrap, Mirinho Braga; as secretarias municipais do Meio Ambiente e Guardas Ambientais, representantes das associações e colônias de pescadores entre outras entidades interessadas. 

Sobre o Defeso:
Durante este período os pescadores recebem um benefício do Governo Federal, de um salário mínimo por mês, que é um auxílio na renda até que a pesca seja liberada. Para ter o direito, os pescadores precisam se cadastrar no Ministério da Pesca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário