sexta-feira, 12 de julho de 2013

Búzios: Prefeitura inicia diversas obras pelo município

Prefeito visitou a obra da quadra do
Colégio Municipal Paulo Freire.
A Prefeitura de Búzios está realizando diversas obras pela cidade que prometem revitalizar grande parte dos bairros até a próxima alta temporada. Com um cronograma de projetos pela frente, a Secretaria Municipal de Obras dará início, até a próxima semana, à remodelação da Estrada da Usina e pavimentação de diversas ruas em Manguinhos, Rasa e José Gonçalves.      
No dia 1º de julho, foi reiniciada a construção do mercado do artesão, no terreno ao lado da Prefeitura. Depois de um longo período interrompida, a obra foi retomada pela atual gestão e segue a todo vapor. Com 500 m² de área construída, o antigo mercado Zanini será transformado em um local para a realização de diversos projetos como exposições, mostras, vernissages. A meta é que o empreendimento seja usado para que todos os artistas da cidade exponham seus trabalhos. A conclusão das obras deve acontecer no prazo máximo de seis meses.
Na Estrada da Usina, o objetivo é entregar, até o final de novembro, a via totalmente remodelada com calçadas, sinalização padronizada e ciclovia, além de pista dupla para desobstruir o tráfego da cidade. A revitalização acontecerá no trecho compreendido entre a entrada da Praia da Foca e da Ferradura:
“O objetivo principal é dar um novo visual e facilitar a passagem para pedestres, ciclistas e os motoristas em geral, já que a estrada será ampliada. Esta ação está inserida no projeto de Mobilidade Urbana do município. Íamos iniciar as obras antes mas, devido às chuvas, acabamos tendo que adiar este prazo. O Prefeito está acelerando as obras em toda a cidade pois seu compromisso para o próximo verão é oferecer uma nova cidade aos visitantes e moradores de Búzios”, afirmou o Secretário de Obras, Genilson Drumond.
As intervenções que seguem no município são resultado de um diagnóstico realizado em janeiro, com o intuito de identificar as necessidades em cada localidade e elaborar um cronograma de ações eficiente. A Prefeitura realiza ainda, neste momento, a drenagem e pavimentação de vias na Rasa, em José Gonçalves e Manguinhos, dentre as quais as ruas Clara Nunes, do Rancho, da Paz e Vinicius de Moraes. Também já foi iniciada a reforma das quadras das escolas municipais e a construção destes espaços de lazer nas unidades que não possuíam, como no Colégio Municipal Paulo Freire, no Centro.
O cronograma contemplará, ainda, nos próximos meses, a urbanização do bairro Boa Vista e do arpoador da Rasa, ambos projetos a serem executados com recursos estaduais, e a revitalização da Orla Bardot, que incluirá nivelamento das pedras e reforma dos decks. A meta é que a rua passe a ser fechada sempre a partir das 18h, para uso exclusivo dos pedestres, assim como acontece em outras cidades cariocas litorâneas. Outro projeto que já se encontra em fase de elaboração, e será executado com recursos municipais, diz respeito à Estrada da Tartaruga, que será totalmente reestruturada. Ali, serão feitos trabalhos como pavimentação, drenagem, esgoto e iluminação.
“Estamos atendendo, gradualmente, a todos os compromissos estabelecidos pelo Prefeito quando ele ainda estava em campanha. Muitas obras acontecem com recursos próprios, mas temos muitos projetos somente aguardando a liberação de verba estadual ou federal. Na área de saúde, a população também verá muitas novidades. Serão construídos Módulos de Família em Cem Braças e José Gonçalves, com a ampliação de equipes, para melhor atender a população, já que este modelo de unidade tem a finalidade de atender os pacientes também em seus domicílios. Desta forma, todas as localidades terão cobertura médica”, afirmou o secretário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário