terça-feira, 23 de julho de 2013

Maricá: Espraiado terá festival em homenagem ao guando

Arbusto, tradicional na região, dá origem a um tipo de feijão com mesmo nome

Tradicional nas áreas rurais de Maricá, o “feijão-guando” será tema do próximo “Espraiado de Portas Abertas”, evento de turismo, cultura e gastronomia realizado a cada dois meses na localidade. Apoiado pela Prefeitura, através da secretaria municipal de Turismo, o projeto terá sua próxima edição no dia 04 de agosto, das 09h às 17h, reunindo atrações programadas pelos moradores e também serviços de diversas secretarias municipais.
Dezenas de fazendas, ranchos e estabelecimentos comerciais ao longo dos sete quilômetros da estrada do Espraiado receberão mais uma vez os visitantes com o melhor das tradições locais – artesanato com fibra de bananeira, pratos típicos, passeios rurais, shows musicais e apresentações de dança, entre outras atrações. E o guando, arbusto que dá origem ao feijão-guando e um dos elementos culturais mais importantes do Vale do Espraiado, será a estrela da festa.
Cultivado até hoje por alguns moradores, na maioria das vezes em pequenas plantações para uso próprio, o guando é considerado um feijão raro, apesar de ser muito utilizado na culinária, e é conhecido também por sua semelhança com a vagem. A cultura deste tipo de arbusto já foi muito comum no Espraiado e chegou a ter produção em grande escala. Os moradores contam que seus pais e avós, por exemplo, plantavam o guandu nas décadas de 60 e 70 e vendiam a produção do grão, depois de debulhado, para distribuidores que levavam a mercadoria para revenda no Ceasa – a maior central de abastecimento de alimentos do Estado do Rio.
Além de receitas elaboradas com o guando e outros elementos comuns da gastronomia local, como os peixes, a banana e o aipim, os visitantes do "Espraiado de Portas Abertas" poderão aproveitar as barracas de geleias artesanais, mel e bijuterias, desfrutar de caminhadas ecológicas e trilhas às cachoeiras da região ou assistir às apresentações dos artistas do projeto “Sob o Céu, sob o Sol de Maricá” – da secretaria de Turismo. Os alunos das oficinas da Casa da 1ª à 3ª Idade, projeto da secretaria municipal de Ações para Idosos, também vão marcar presença.
Adriana da Silva Ferreira, de 28 anos, é de Araruama, mas mora no Espraiado há 11 anos, desde que se casou. Artesã, ela participa de todas as edições do Espraiado de Portas Abertas, além da recém-criada Feira do Produtor e Artesanato da Praça Conselheiro Macedo Soares – outra iniciativa da Prefeitura para valorizar os produtores locais. “Eu exponho tanto na minha barraca aqui no Centro toda semana quanto no Espraiado, quando há o evento. Faço pulseiras e todo tipo de bijuterias, algumas feitas com sementes lá do Espraiado, além de peças com fibra de bananeira”, declara Adriana. “Torço muito pelo evento do Espraiado, porque nós precisamos valorizar nossa cultura e levar os turistas até lá”, disse.
Jorge Braga Junior, turismólogo e gerente da secretaria municipal de Turismo, reforça o apoio da prefeitura ao evento. “Queremos mobilizar cada vez mais as secretarias e os moradores para que o evento melhore a cada edição. Até junho, o evento era realizado de três em três meses mas agora ele é bimestral”, ressaltou.
Confira aqui a programação completa do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário