quinta-feira, 4 de julho de 2013

Macaé: Alunos da rede municipal vão participar do projeto ‘Câmara Juvenil’

Alunos das turmas dos 8º e 9º anos e Ensino Médio da rede municipal de ensino vão participar do projeto “Câmara Juvenil”, que tem como coordenação o vereador Marcel Silvano. Instituído oficialmente pelo projeto de decreto legislativo 23-2005 no ano de 2005, o programa voltará a ser desenvolvido. Ao todo, 17 escolas que funcionam com o Ensino Fundamental vão participar do projeto, que tem a finalidade de contribuir para que os jovens despertem para a importância do exercício da cidadania e também para o conhecimento de seus direitos e deveres políticos. 

O projeto é uma ação integrada entre a Prefeitura de Macaé e a Câmara Municipal. Para apresentar o projeto, a equipe pedagógica da secretaria de Educação se reuniu com os diretores das 17 unidades municipais nesta quarta-feira (3). A proposta é oferecer aos jovens oportunidades de conhecer de perto o funcionamento e a importância do Legislativo Municipal.

A orientadora-pedagógica do Colégio Estadual Municipalizado Caetano Dias, Delaine Ribeiro, destacou que a novidade será relevante para a formação da cidadania e a aproximação com a comunidade escolar. “A expectativa é de que possamos reunir verdadeiros líderes e críticos para contribuir com a sociedade”, observou.

O ‘Câmara Juvenil’ é uma forma de contribuir para a formação política de jovens cidadãos, investindo no futuro da sociedade. A intenção é a formação de jovens capazes de compreender, inovar e interferir politicamente na realidade. O projeto também propicia aos alunos a oportunidade de se tornarem verdadeiros formadores de opinião e críticos dentro da sociedade macaense; podendo influenciar de forma positiva os espaços em que se relacionam em sociedade.

O ‘Câmara Juvenil’ visa iniciar um processo de formação sociopolítica e cultural, através da interação entre as escolas municipais participantes e o Legislativo Municipal. Com isso, o projeto vai reproduzir as sessões legislativas com a atuação dos vereadores juvenis.

Antes da implementação do projeto, a equipe de coordenação vai realizar encontros com alunos, pais e responsáveis. Haverá votação para a escolha dos vereadores juvenis.

Além disso, os vereadores juvenis e seus orientadores escolhidos pela direção da escola participarão de reuniões mensais que serão realizadas sempre na última quinta-feira de cada mês na Câmara Municipal. Na ocasião eles também vão participar de palestras com personalidades de Macaé com enfoques em assuntos sobre conscientização política, educação, cidadania e história. Também haverá três sessões plenárias por ano, sendo uma solene (de posse ou despedida), sempre na última quinta-feira de meses previamente marcados.
+ Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário