Agentes da Guarda Ambiental e a equipe do departamento de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu participam até o dia 4 de julho do curso de capacitação na Reserva Biológica Poço das Antas. Eles estão aprendendo técnicas de abordagem e noções sobre a legislação, fiscalização e educação ambiental.
Durante a semana, eles estão tendo palestras sobre o código florestal e código municipal de meio ambiente, o que são unidades de conservação e suas diferentes categorias, a competência dos estados e municípios no processo de licenciamento, o ecossistema da Mata Atlântica, ética, cidadania e educação ambiental. O curso de qualificação é uma parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Prefeitura de Casimiro de Abreu, através das Secretarias Municipais de Segurança Pública e Defesa Civil e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Para a diretora do departamento de fiscalização, Adriana Sodré Couto, este curso vai aprimorar o conhecimento de toda a equipe que tem, entre outras atribuições, o dever de fiscalizar as áreas de proteção ambiental, conter ocupações irregulares, coibir a caça ilegal e o lançamento irregular de lixo e esgoto, além das queimadas e o desmatamento. “Casimiro de Abreu tem uma característica ímpar por estar entre duas Reservas Biológicas e ter quase todo o seu território inserido na APA do São João. Preservar este patrimônio é garantir uma qualidade de vida para as futuras gerações”, observou Adriana.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Shinkado, além da fiscalização, este curso vai dar noções de educação ambiental para atuação nas escolas do município. “A Guarda Municipal já realiza um trabalho de educação no trânsito nas escolas e vamos começar o de prevenção às drogas. Ainda este ano, temos a expectativa de inserir as ações de educação ambiental com as crianças e jovens casimirenses”.
O departamento da Guarda Municipal Ambiental foi criada pela Lei 1504 de maio de 2012 com objetivo de preservar o patrimônio natural do município. Hoje Casimiro de Abreu conta com nove guardas ambientais que atuam junto aos fiscais da Semmads.
Qualquer denúncia sobre crime ambiental pode ser feita pela Linha Verde da Secretaria de Meio Ambiente, através do telefone 2778-1732. Informações sobre tráfico de animais silvestres e solicitações de apreensão ou operação de resgate também podem ser feitas na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, por meio do telefone 2778-1725. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário