quarta-feira, 17 de abril de 2013

Rio das Ostras: Próximo sábado é o Dia D de vacinação contra gripe

As equipes da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras já estão preparadas para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (gripe). No próximo sábado, 20 de abril, todos os postos de saúde estarão abertos de 8h às 17h, além da paróquia Nsa. Sra. da Conceição, no Centro. 

Serão ao todo 13 pontos de vacinação na cidade, envolvendo cerca de 150 profissionais de saúde. Com o lema “Quem lembra da vacina se protege da gripe”, a campanha tem o objetivo de reduzir a mortalidade, complicações e internações por infecções causadas pelo vírus da influenza na população que precisa de mais proteção. 

PÚBLICO-ALVO – A vacinação é voltada para os grupos que estão mais vulneráveis a contrair a forma mais grave da gripe, que pode evoluir para pneumonia. 

São os portadores de doenças crônicas, idosos (pessoas acima de 60 anos), gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (puérperas), crianças de 6 meses a 2 anos incompletos e profissionais de saúde. Os portadores de doenças crônicas devem levar uma prescrição médica para tomar a vacina. 

Segundo os critérios do Ministério da Saúde, a meta é imunizar pelo menos 80% dos moradores incluídos nos grupos prioritários – que, em Rio das Ostras, somam cerca de 17 mil pessoas. 

A Campanha, que começou em 15 de abril, continua nas unidades de saúde até dia 26 deste mês. Exceto no Dia D, os horários de vacinação variam entre os postos de saúde do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário