quarta-feira, 17 de abril de 2013

Macaé: Parceria garante mais salas de hidratação


Visando o fortalecimento do Plano de Contingência de Combate à Dengue, a prefeitura de Macaé implantou nesta terça-feira (16) três novas salas de hidratação. A ação, que faz parte do projeto de descentralização dos serviços de atendimento aos pacientes com dengue, conta com a parceria entre os governos municipal e estadual. 

Foram enviadas pelo Estado mais 15 cadeiras de hidratação, totalizando, assim, 35. As novas cadeiras foram distribuídas para o Pronto Socorro Municipal e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Barra e Lagomar. Os profissionais de saúde reforçam o alerta de que o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima assim que sentir os primeiros sintomas.

A secretaria de Saúde irá instalar em breve, no Pronto Socorro Municipal, na Imbetiba, um laboratório para realização de exames. O laboratório vai agregar novos serviços ao atendimento aos pacientes com suspeita de dengue.

Com a implantação do laboratório, os médicos terão em 30 minutos o resultado do exame, o que agilizará o diagnóstico e o tratamento adequado. A equipe técnica faz a coleta do sangue do paciente e encaminha para o laboratório municipal, localizado no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.

A dona de casa Carmem Janea, que está com suspeita de dengue, procurou a unidade na tarde de terça-feira (16). Com febre, dores no corpo e nos olhos e manchas vermelhas no corpo há alguns dias, foi pela primeira vez no Pronto Socorro na segunda (15), quando também precisou de hidratação.

- É importante que cada um faça a sua parte, pois é impressionante como um mosquito nos faça tão mal. É uma dor indescritível – comentou Carmem, acrescentando que sempre mantém o seu quintal limpo e livre de depósitos que possam acumular água. Segundo ela, algumas pessoas insistem em jogar lixo nos terrenos baldios próximos a sua casa. “A prefeitura faz a limpeza constante dos terrenos, mas a população sempre deposita lixo”, disse.

De acordo com os últimos dados da secretaria de Saúde, o município tem 1947 casos notificados e 234 casos confirmados da doença. A nova unidade do Pronto Socorro Municipal está localizada na Rua Américo Peixoto, s/n, Imbetiba. O Hospital Público Municipal e o Pronto Socorro do Aeroporto também disponibilizam a sala de hidratação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário