sexta-feira, 12 de abril de 2013

Búzios: Prefeitura inaugura nova sede da Escola Villa Lobos no dia 24


Número de alunos será ampliado a partir do segundo semestre
  por Vanessa Campos
Será inaugurada no dia 24 de abril, às 17h, a nova sede da Escola de Música Villa-Lobos, Núcleo Avançado Tom Jobim de Armação dos Búzios. O novo espaço, localizado à Rua dos Gravatás, nº 49, bairro Geribá, permitirá que a escola, que completa dez anos de fundação em 2013, amplie o número de salas e alunos a partir do segundo semestre.
A cerimônia de inauguração contará com a presença do Prefeito de Búzios, André Granado, do diretor da Escola de Música Villa-Lobos do Rio de Janeiro, José Maria Braga, do Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Alexandre Raulino de Oliveira, e demais autoridades municipais. O evento contará, ainda, com a apresentação de um coral infantil, formado por alunos do núcleo de Búzios da escola musical. 
Funcionando no novo espaço desde o dia 4 de março, a escola de música possui 389 alunos matriculados mas a meta é chegar a 510 já neste segundo semestre. Aberto a alunos com idade a partir dos 7 anos, o espaço oferece turmas de baixo, violão, guitarra e violino, dentre outros.
De acordo com o Secretário adjunto de Cultura e Patrimônio Histórico de Armação dos Búzios, Antônio Jorge Pinheiro, a nova sede possui uma estrutura ampla, que inclui dez salas, pátio interno e pátio de entrada:
“O núcleo da Escola de Villa Lobos, em Búzios, tornou-se referência na Região dos Lagos, sendo, hoje, um celeiro para despertar talentos locais e o gosto pela música nos buzianos. Temos alunos de todas as idades, inclusive idosos e, nestes dez anos de fundação, já não havia espaço físico para atender a tantos alunos. Com a nova sede, mais turmas poderão ser abertas na escola”, disse ele.
Núcleo do RJ - Fundada em junho de 1952 e situada no Centro da cidade, a Escola de Música Villa-Lobos do Rio de Janeiro foi idealizada como um centro popular de ensino de arte. Atualmente, a escola integra a estrutura da Secretaria de Estado de Cultura, estando subordinada à Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro/FUNARJ.
Sem abrir mão da orientação que lhe fez nascer — proporcionar a oportunidade de ensino musical à população fluminense — a EMVL/FUNARJ vem ampliando a abrangência de sua atuação tanto no aspecto técnico-pedagógico, por meio de Cursos de Educação Profissional em nível básico e técnico, quanto no aspecto social, com a implementação de núcleos avançados.
Hoje, a Escola de Música Villa-Lobos está presente em quatro municípios do Estado do Rio de Janeiro promovendo festivais, palestras, workshops, concertos de diversos gêneros musicais, produzindo cds, periódicos, partituras, livros didáticos, enfim, atividades que colocam a EMVL/FUNARJ no posto de uma das mais importantes instituições de ensino e fomento à prática musical do Brasil.



2 comentários:

  1. Anônimo07:32:00

    Inaugura o que? Um prédio alugado em um projeto que tem mais de 10 anos? vergonha! Aqui na secretaria de saúde está tudo às traças, Estamos abandonados. O tal do Junior Salomão manda mais aqui do que o prefeito, adora visitar o almoxarifado. O DJ também anda por aqui. Coisas e movimentos estranhos acontecem e a secretaria de saude faz cara de paisagem, ou ela é muito inocente ou está no esquema. Votei no André, mas estou com nojo dessa administração. Se arrependimento matasse..... O anonimato é necessário, pois convivo diariamente com alguns membros do governo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo07:36:00

    Sim vão inaugurar um um prédio velho alugado por 8 mil reais por mês.
    Estou rindo para não chorar.

    ResponderExcluir