quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O cRaCk e a SOCIEDADE



 por Carla Sant'Anna


Ao tomar meu café da manhã assistindo Bom Dia Brasil, me deparei com a investida da polícia do Rio a operação de acolhimento da cracolândia na Avenida Brasil, mais precisamente na favela Parque União, altura do complexo da Maré.

Conforme o policiamento e a equipe médica iam avançando, os usuários corriam para a via, atravessando entre carros em alta velocidade, uma cena muito chocante que a sociedade insiste em fechar os olhos. Ao todo, 99 pessoas foram retiradas das ruas, sendo oito menores e 29 usuários internados involuntariamente.

O crack já se tornou um problema de saúde e de segurança pública, e como a maioria das drogas, os usuários não têm mínimas condições de discernimento em ter a atitude de internação, que se faz necessária para o bem estar do usuário e da sociedade.

Há poucos dias vimos um usuário e morador de rua agredir uma turista americana em plena orla do Rio. Não se trata de infringir o direito de ir e vir, e sim, de zelar pelo bem estar de todos. A internação involuntária é feita com determinação médica, quando há risco de saúde para o "paciente", diferentemente da internação compulsória que além de laudo médico há também uma decisão judicial, ambas previstas em lei.

Fica a esperança de não ser apenas uma "faxina" social, mas de ser dada condição de tratamento a esses cidadãos.










Carla Sant'Anna é moradora de Búzios.
Bacharel em Direito pela 
Universidade Estácio de Sá






2 comentários:

  1. Irlaine Salles15:27:00

    Importante essa iniciativa, mesmo que seja difícil, pelo menos estão tentando...aprovadíssimo!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Irlaine pela participação no Blog.
    É sempre muito bem vinda!!

    Camila Raupp - editora

    ResponderExcluir