terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Búzios: Estagiários tem direitos? Na rua!!


Documento com a "demissão" do estagiário

por Caio Lisboa,

Hoje, dia 5 de fevereiro de 2013, 2° mês de Governo tendo o Dr. André no comando do Executivo, vimos as claras que “BÚZIOS NÃO É PARA TODOS” apesar do slogan de campanha, ou pelo menos não é para os estagiários!

Os Estagiários que sequer receberam a Bolsa Salário referente ao mês de Janeiro já foram dispensados. Não foi um ou outro e sim TODOS OS ESTAGIÁRIOS, tanto superior, quanto nível médio. Sem nenhuma justificativa e sem nenhum fundamento legal, simplesmente “Comunicamos a Vossa Senhoria que a partir desta data, não figura mais no quadro de Estagiários desta municipalidade”. Nem muito obrigado rolou para os jovens aprendizes!
Fazendo uma leitura política do problema, poderíamos até supor que a “demissão em massa” dos estagiários como forma de perseguição política, tendo em vista que todos foram contratados no Governo anterior, sendo que para muitos desses o contrato expiraria em Março, Abril ou Maio. Fica a pergunta: por que não esperar o término dos contratos para que houvesse um novo processo de seleção? 
Entrei em contato com a ASFAB, pois como reza o Art. 6° § 2º da Lei 731/2009, compete também a associação fiscalizar o andamento do programa, para informar a instituição e cobrar um posicionamento da Entidade. O Vice-Presidente da associação ficou de apurar o ocorrido junto ao Executivo.

É certo que muitos dos Estagiários do nível médio deixarão de colaborar nas despesas em seus lares e os muitos de nível superior terão que trancar o curso por não terem condições de arcar com as despesas do ensino.
Agora com mais uma questão, dessa vez social: o que seria melhor, um jovem se profissionalizando ou um jovem na rua sem acesso aos programas de Juventude Estaduais e Nacionais nós temos???
Acreditamos que as respostas a essas perguntas só irão ser respondidas ao longo do tempo, com as futuras publicações nos B.O.

Nenhum comentário:

Postar um comentário