quarta-feira, 11 de junho de 2014

Rio das Ostras: Alunos surdos fazem curso de ciência experimental

Pelo segundo ano consecutivo, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ, Rio das Ostras está realizando o Curso Bilíngue de Ciência Experimental para Alunos Surdos. Ao longo de cinco dias, entre 9 e 13 de junho, o laboratório da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula vai sediar as aulas que contam com a participação de cerca de 30 pessoas, entre estudantes surdos e professores de Ciências da Rede Municipal. 

Durante a aula inaugural nesta segunda-feira, 9, com a presença da secretária de Educação Andrea Machado, foram apresentadas as propostas do curso, uma realização do Projeto Surdos da IBqM. As aulas acontecem sob a orientação de monitores, que são alunos de pós-graduação de Bioquímica, e de cientistas surdos. O grupo utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar. 

A aula inaugural foi ministrada pela professora Vivian Rumjanek, do IBqM, que criou em 2005 o Curso Experimental de Curta Duração para Alunos Surdos, do qual é coordenadora geral. “Vivemos em uma sociedade científico-tecnológica e todos nós, também os alunos surdos, temos a obrigação de opinar sobre esses assuntos. Aqui esses estudantes aprendem a perguntar, o que é algo fundamental no processo de aprendizagem”, afirmou a titular da Academia Brasileira de Ciência. 

METODOLOGIA - Durante o curso, os alunos são estimulados a enxergar a Ciência a partir de uma nova perspectiva, sem formalidades ou decorebas. Este ano o tema será células e os alunos vão fazer as suas perguntas sobre o assunto que serão respondidas ao longo das aulas por meio de experimentos científicos, guiados por monitores. 

Esta iniciativa também possibilita a elaboração de uma série de glossários científicos em Libras. Os novos sinais são criados e coletados durante o curso. Os alunos de maior destaque são convidados para participar de um estágio no Instituto Bioquímica Médica (IBqM), onde podem conhecer a Ciência ainda mais de perto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário