terça-feira, 13 de agosto de 2013

Maricá: Festa da padroeira terá grandes shows, procissão e missas

Alceu Valença, Monobloco e Paralamas do Sucesso são algumas das atrações

Em homenagem ao dia da padroeira de Maricá, Nossa Senhora do Amparo, comemorado no dia 15/08, começa na próxima terça-feira (06/08) a maior festa religiosa da cidade. A programação inclui novena, missas, shows religiosos e a apresentação de grandes nomes da música popular brasileira, como Alceu Valença, Monobloco e Paralamas do Sucesso. A festa se estende até o dia 18/08. Um dos destaques da programação é a celebração de missa campal no dia da santa, às 20h, presidida pelo bispo emérito de Niterói, Dom Frei Alano Maria Pena.

As celebrações para a padroeira terão início na próxima terça-feira (06/08), com novenas diárias até sábado (10/08), sempre às 19 horas e seguidas de missas realizadas na Paróquia Nossa Senhora do Amparo. No domingo (11/08), serão celebradas duas Santas Missas, uma às 7h e outra às 10h30. Às 12h, será o almoço da padroeira em comemoração ao dia dos pais no pátio da paróquia. Ainda neste dia, na segunda, terça e quarta-feira (14/08) serão realizadas novenas e santas missas. Na quarta-feira (14/08), após a missa, será a coroação de Nossa Senhora do Amparo.

No dia em louvor à santa, 15/08, a programação começa cedo às 6h com alvorada festiva e queima de fogos. Às 8h, 9h30 e 11h, serão celebradas santas missas na Igreja Matriz – a última delas presidida pelo arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias. Às 12h, será realizada uma edição especial do projeto da secretaria municipal de Turismo “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, com apresentação musical de diversos cantores locais, seguido, às 14h, de outro projeto de sucesso da secretaria municipal de Turismo, o “Samba di Boteco”, com a apresentação do cantor e compositor Claudinho Guimarães.
Dando prosseguimento à programação religiosa de quinta-feira (15), será celebrada, às 17h, a Santa Missa dos romeiros e, às 19h, a tradicional procissão pelas principais ruas do Centro da cidade com a participação de diversas comunidades católicas. Às 20h, será celebrada a missa campal no palco da praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro, presidida pelo bispo emérito de Niterói, Dom Frei Alano Maria Pena. Após a missa, às 21h30, será realizado show católico com a Banda Bom Pastor.

Desfile de sucessos: Monobloco, Bateria da Grande Rio, Paralamas do Sucesso e Alceu Valença vão animar a festa 
De sexta-feira (16/08) até domingo (18/08), a prefeitura promove uma série de shows com grandes nomes da MPB, para abrilhantar ainda mais a festa. Passarão pelo palco na praça Dr. Orlando de Barros Pimentel a bateria da escola de samba Grande Rio e o grupo monobloco (no dia 16/08), Alceu Valença (17/08) e Paralamas do Sucesso (18/08). Confira abaixo os detalhes de cada dia.

Sexta-feira - 16/08
Às 19h, será realizado o projeto Sala Cult, idealizado pela secretaria municipal de Cultura, na Casa de Cultura, com a participação de cantores locais, valorizando os artistas da cidade. Às 21h, é a vez da apresentação do grupo carioca Monobloco, que se apresenta pela segunda vez na cidade. Consagrado por incorporar ritmos e estilos musicais à batida do samba, o Monobloco foi criado em 2000 e hoje figura entre os grupos brasileiros que contabilizam mais apresentações no país. Às 23h, é a vez da Escola de Samba Grande Rio. Ritmistas e passistas irão apresentar sambas-enredo consagrados da escola de várias agremiações do carnaval carioca. Em 2014, a escola da Baixada Fluminense vai contar na Marques de Sapucaí os 200 anos de história de Maricá, com o enredo “Verdes Olhos de Maysa sobre o Mar no Caminho: Maricá”.

Sábado - (17/08)
Às 17h, será realizada mais uma edição do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”; às 19h30, será celebrada Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora do Amparo; e, às 22h, a festa fica por conta do show do cantor e compositor pernambucano, Alceu Valença, apresentando diversos sucessos de sua carreira, como “Anunciação” e “Tropicana”.

Domingo - 18/08
Estão previstas três santas missas na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, às 7h, 10h30 e 19h. Às 16h, será realizada uma edição especial do projeto musical “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá” e, às 21h, encerrando a programação, o show com a banda de rock Paralamas de Sucesso em sua turnê de 30 anos de história. Formada até hoje pelos fundadores Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone, além do tecladista João Fera e a dupla dos sopros, Bidu Cordeiro e Monteiro Júnior, a banda vai tocar suas principais canções como, “Meu Erro”, “Óculos”, “Lanterna dos Afogados”, entre outros. O vocalista Herbert Vianna fala sobre a expectativa para o show. “Em vez de celebrar esses primeiros 30 anos estamos festejando a abertura do segundo ciclo de 30”, celebra Herbert Vianna.
Veja programação completa da festa da padroeira da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário