quarta-feira, 31 de julho de 2013

Búzios: Festa de Sant'Anna 2013

A partir do próximo dia 1º de agosto, o município de Búzios dá início aos tradicionais festejos em homenagem à padroeira da cidade, Sant’Anna. A programação, que vai até o dia 10 de agosto, inclui atividades religiosas, como reza do terço e procissão, shows de MPB, recreação infantil e queima de fogos. A festa acontece com realização da Prefeitura de Búzios e da Igreja de Sant’Anna.
O calendário católico reserva o dia 26 de julho para celebrar a memória de Sant’Anna e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Contudo, este ano, devido à visita oficial do Papa Francisco ao Brasil para a realização da Jornada Mundial da Juventude, a celebração em Búzios foi adiada.
A programação começa no dia 1º de agosto, quando acontecerá reza do terço, às 17h, na Praça Santos Dumont, e procissão. No mesmo dia, a Secretaria de Saúde estará com uma tenda no local, oferecendo serviços para a população, tais como aferição da pressão arterial, glicose e testes para detectar hepatite C. Na sexta-feira, dia 2 de agosto, haverá visita da Folia de Reis, às 21h30; apresentação de documentários do projeto “Búzios Antigo”, às 21h45; retreta com a Banda Sociedade Santa Helena, às 22h; e show de MPB, às 23h.
A festa continua no dia 3 de agosto, com tarde infantil a partir de meio-dia. As atividades incluem apresentação da Cia Cultural Bola de Meia e CircoLo da Criação, e distribuição de lanche para as crianças, com oferecimento de cachorro-quente, algodão doce, pipoca e brincadeiras com pula pula. A partir das 17h, será realizada retreta com a Banda Sociedade Musical Santa Helena, saindo da Rua Brava. Já às 19h30, acontece visita da Bandeira do Divino, seguida por apresentação do Grupo Folclórico de Sant’Anna e Santo Antônio, às 21h. A programação do dia 3 termina com show de MPB, a partir das 21h30.
No dia 4 de agosto, domingo, às 6h, haverá alvorada saindo do Centro da cidade, com Banda Musical Santa Helena e fogos. Às 7h, café comunitário no morro da igreja; às 10h30, santa missa solene; às 11h30, solenidade das bandeiras, e, às 18h, procissão solene. À noite, a partir das 20h30, a população será brindada com show de música católica, seguida por apresentação dos Novos Festeiros às 23h30, e tradicional queima de fogos, à meia-noite. A homenagem à Sant’Anna se encerra no dia 10 de agosto com a tradicional Arrancada do Mastro.
273 anos de celebração – Segundo a tradição católica, Santa Ana ou Sant’Ana (do latim Anna, por sua vez do hebraico transliterado Hannah, “Graça”) foi genitora de Maria, mãe de Jesus Cristo. A festa em homenagem à santa acontece desde 1740, sendo considerada a maior e mais importante manifestação de fé e cultura da cidade de Búzios.
Ao longo destes 273 anos de celebração, a festa em homenagem à padroeira vem sendo considerada um encontro das famílias buzianas. Diz uma lenda que a imagem de Santa Ana foi encontrada no mar por pescadores e que, a partir desse dia, não faltou mais pesca para a população. Também diz-se que, durante a construção da capela (em 1743), a imagem da santa mudava milagrosamente de posição, virando-se em direção ao mar durante a noite, o que fez com que a capela fosse definitivamente construída voltada para o mar.
Entre 1728 e 1768, o povoado de Armação dos Búzios foi um importante entreposto (“armação”) de caça às baleias no Brasil colonial. A praia da Armação era o local onde se localizava a armação baleeira propriamente dita (com reservatórios de óleo de baleia, administração, senzala, etc), enquanto que a praia dos Ossos era o local onde o processamento das baleias era iniciado, separando-se a carne dos ossos dos animais.
O desenvolvimento da armação foi particularmente impulsionado pelo contratador português Brás de Pina, que teria levantado a Capela (ou Igreja) de Santana com pedra, cal e argamassa de óleo de baleia, objetivando homenagear a santa, que teria salvado do naufrágio um barco com escravos. A Igreja é, atualmente, a única edificação da época dos tempos da pesca da baleia ainda de pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário