quinta-feira, 6 de junho de 2013

Macaé: Prefeitura lança livro de Ulpiano com show de Paulinho Moska

Uma aula de filosofia. Foi assim o lançamento, pela Editora Funemac, do livro “Gilles Deleuze: A Grande Aventura do Pensamento”, do filósofo macaense Cláudio Ulpiano, no auditório que leva o seu nome, na Cidade Universitária. O evento, realizado na noite desta terça-feira (11), foi completo com show do cantor e compositor Paulinho Moska, ex-aluno e amigo de Ulpiano. 

A mesa foi composta pelos professores Mario Bruno e Elton Luiz Santos, ex-alunos do filósofo; a ex-esposa Sílvia Ulpiano e a filha Renata Duarte que leram, emocionadas, pequenos textos deixados por Claudio Ulpiano que vão constituir o livro “Escritos Íntimos”, e pela ex-vice-prefeita do município, Marilena Garcia, que falou sobre como começaram as aulas livres de Ulpiano em Macaé. O lançamento aconteceu em parceria da Editora Funemac com o Centro de Estudos Claudio Ulpiano, coordenado por Sílvia.

O vice-presidente da Fundação Macaé de Cultura, Paulo de Tarso, também formou a mesa, apresentando uma pequena aula e sua música - ele no teclado, e sua esposa na flauta transversa -, inspirada em filósofos como o próprio Ulpiano.

Antes de cada canção, Paulinho Moska contava a história da letra e lembrou como começou a carreira a partir do primeiro encontro com Ulpiano. Moska disse que tem duas músicas cujas letras são de autoria do próprio filósofo.

O público, composto principalmente por alunos da Cidade Universitária, reagiu com sintonia e sincronicidade às apresentações sobre a vida e obra do filósofo. Os participantes riram, pensaram e cantaram juntos, unindo razão e sensibilidade na universidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário