segunda-feira, 8 de abril de 2013

Turismo de Cabo Frio apóia Jornada Mundial da Juventude


Município irá receber 1200 jovens de vários países da América Latina

por Telma Flora
Os Coordenadores Executivos da Secretaria de Turismo de Cabo Frio, Aldenir Soares, Gilson Peres e Milton Roberto estiveram no Rio de Janeiro participando da reunião com o secretário de estado de Turismo, Ronald Azaro, e o arcebispo da cidade do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, para discutir a organização e participação de cada município na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento internacional que reúne milhões de jovens estrangeiros no Brasil.
Dom Orani informou que um emissário do Vaticano virá ao Brasil analisar distâncias, locais e percursos para decidir a agenda final. Segundo o arcebispo, a possibilidade de uma presença maior de argentinos na JMJ já existia antes mesmo da eleição do novo papa. “Fora o Brasil, o país que mais tinha inscrições de visitantes é a Argentina. A proximidade também conta. Imagino que haverá mais interesse da parte dos argentinos”, disse o arcebispo. “Isso já estava previsto com o papa Bento XVI. Com o papa Francisco sendo latino-americano, acredito que os jovens estão mais ansiosos para viver este momento, que será algo bom para o Rio, o país e o mundo”, completou.
Em preparação para o grande evento, os municípios do estado do Rio de Janeiro receberão os símbolos da JMJ 2013: a cruz e Nossa Senhora. Estes ícones foram dados pelo Papa João Paulo II aos jovens e percorrerão presídios, orfanatos e hospitais. Logo, acontece a Semana Missionária, com a visita dos estrangeiros na cidade. 
Segundo os coordenadores, a Prefeitura de Cabo Frio vai apoiar a JMJ e se colocou à disposição com a infraestrutura que for requerida.
Mil jovens cabo-frienses já estão no clima da Jornada participando com várias atividades no município na preparação para a semana Missionária, quando centenas  de peregrinos estrangeiros estarão visitando a cidade e ficarão hospedados em casas dos paroquianos locais.
Cabo Frio já está preparado para receber cerca de 1.200 jovens oriundos de diversas nacionalidades. A Paróquia Nossa Senhora da Assunção coloca à disposição de seus paroquianos o Espaço Semana Missionária, na Igreja Matriz Auxiliar. O Espaço funcionará em todos os finais de semana que antecedem a JMJ e dispõe de mural, balcão de informações, inscrição para voluntários e hospedagem, espaço para fotos, distribuição de material promocional
Gilson peres e Padre Jeferson
O encontro acontece de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, e deverá contar com a presença do Papa Francisco. A Jornada Mundial da Juventude tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo..
A Jornada foi criada em 1984 e, desde então, foram realizadas edições em Roma (1985 e 2000), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Toronto (2002), Colônia (2005), Sydney (2008) e Madri (2011). 
foto: João Calandrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário