terça-feira, 16 de abril de 2013

São Pedro da Aldeia: Cidade recebe Conselhos Escolares do Estado do Rio de Janeiro


por: Mônica Marins

Os Conselhos Escolares do Estado do Rio de Janeiro reúnem-se, no dia 17 de abril, em São Pedro da Aldeia. O evento será no Teatro Municipal Átila Costa. Durante todo o dia conselheiros escolares dos 92 municípios do Rio de Janeiro, que fazem parte do Grupo de Fortalecimento de Conselhos Escolares (GAFCE RJ), estarão reunidos para a preparação do Encontro Estadual dos Conselhos Escolares, que acontecerá em Seropédica/RJ, em maio. Para a parte da manhã estão previstas palestras que abordarão o tema “Fortalecimento dos Conselhos Escolares e a Democratização do Ensino” e, à tarde haverá a preparação para o evento estadual. No próximo dia 25 será realizada a eleição dos representantes que integrarão o Conselho Escolar em São Pedro da Aldeia.


O Conselho é o órgão colegiado da escola pública, com função deliberativa, consultiva, fiscalizadora, mobilizadora e pedagógica.

  Na semana passada foi realizado, em São Pedro da Aldeia, o I Encontro Municipal para a implantação dos Conselhos Escolares, com a presença dos diretores das 45 escolas do município, representantes dos pais de alunos, dos professores, dos alunos, pessoal de apoio e funcionários da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Durante o evento foi exibido um vídeo com esclarecimentos sobre “A Importância da Gestão Democrática” através dos Conselhos Escolares.  A diretora de Diversidade, Inclusão e Horário Integral, da secretaria de Educação, Angela Sampaio, explicou que, Conselho Escolar é uma ponte entre a escola e a comunidade. Segundo Angela, as escolas já possuem instrumentos de democratização, mas a partir de agora eles serão operacionalizados com a criação do Conselho. Ela destacou a importância da parceria escola e comunidade: “é possível contribuir para a democratização com o envolvimento de todas as pessoas do bairro onde a escola está localizada”, disse Angela.

A Assessora Técnica Pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Patrícia Lima, falou sobre a parte legal do processo de implantação do Conselho.  Ela mostrou a metodologia para a implantação dos Conselhos Escolares, que por determinação legal desde 2011, através da Lei Municipal n 2.335, já era prevista a implantação dos mesmos por orientação Ministério da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário