terça-feira, 16 de abril de 2013

Casimiro de Abreu: Cidade oferece vacina contra o vírus da Influenza



De 15 a 26 de abril, os moradores de Casimiro de Abreu devem ficar atentos à Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da Influenza. Oito postos da Estratégia Saúde da Família vão oferecer a vacina, de 8h às 17h. O Dia D realizado pela Secretaria Municipal de Saúde acontece no sábado, dia 20 de abril, no mesmo horário, em todos os postos, exceto no do Centro, onde a vacina será oferecida no Centro de Referência e Especialidades Médicas – Crem Manoel Marques Monteiro.

Devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da área de saúde, indígenas e pessoas a partir de 60 anos. 

A novidade é que este ano a vacina foi ampliada para os indivíduos com doenças crônicas não-transmissíveis, tais como diabetes e hipertensão. Mas pessoas com esse perfil só poderão receber a dose contra a Influenza com prescrição médica. Por isso é importante procurar um médico com antecedência para obter a prescrição da vacina. A apresentação será obrigatória durante a campanha. 

A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Fabíula Oliveira, alerta que a contra-indicação da vacina é apenas para pessoas com alergia a ovo e que é importante que os responsáveis pelas crianças menores de dois anos levem a caderneta de vacinação. 

No ano passado Casimiro de Abreu atingiu as metas da Campanha. Para este ano a estimativa é que o município receba mais de cinco mil doses da vacina.  

A DOENÇA E SEUS SINTOMAS - A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e que apresenta potencial para levar a complicações graves e até mesmo ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco (crianças menores de dois anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada. O contágio se dá ao falar, tossir, espirrar ou mesmo pelas mãos, que após contato com superfícies contaminadas por essas secreções, podem levar o agente infeccioso direto a boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestionamento nasal, tosse, rouquidão, febre, mal-estar, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário