terça-feira, 26 de março de 2013

Macaé: CINEMA PARA TODOS LEVA “UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA” A CIDADE





Diretor do filme e secretários de Estado de Cultura e de Educação participarão de bate-papo após a sessão

O programa Cinema Para Todos – uma iniciativa do Governo do Rio de Janeiro, fruto da parceria entre as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação – promove sessão especial de “Uma história de amor e fúria”, na quarta-feiradia 27/3, no Cinemagic Macaé.

Após a exibição, cerca de 600 alunos da rede estadual de ensino participarão de bate-papo com o diretor do filme, Luiz Bolognesi; com a Secretária de Cultura, Adriana Rattes; e com o Secretário de Educação, Wilson Risolia.
Alunos no cinema se divertindo com o filme

- O Cinema Para Todos tem contribuído bastante para a difusão do cinema brasileiro no Rio de Janeiro, proporcionando aos alunos da rede estadual acesso a todos os filmes nacionais assim que eles entram em cartaz, expondo-os à diversidade de estilos, temas e universos que compõem a produção nacional – observa a Secretária de Estado de Cultura Adriana Rattes.

- O Cinema para Todos é uma iniciativa importante, porque leva arte de qualidade aos nossos alunos. Além disso, os professores também podem trabalhar temas variados e cotidianos do Brasil dentro da sala de aula – enfatiza o Secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia.


Sobre o Cinema Para Todos

Cinema Para Todos tem por objetivo estimular e democratizar o acesso dos alunos da rede estadual do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do segmento Ensino de Jovens Adultos às salas de cinema. O programa atua em duas frentes principais: organizando sessões exclusivas para escolas e promovendo a distribuição de vales-ingresso gratuitos, que podem ser utilizados em qualquer dia e hora nas 65 salas de cinema conveniadas em todo o Estado, para todos os filmes brasileiros em cartaz, inclusive finais de semana e feriados, sem obrigação de uniforme ou apresentação de caderneta escolar.

Em suas três edições, o Cinema Para Todos (CPT) já levou às salas de cinema mais de 1 milhão de espectadores de mais de mil escolas da rede estadual, que puderam assistir a cerca de 200 filmes nacionais. Além de “Gonzaga – de pai pra filho”, em 2012 foram exibidos no CPT filmes como “Xingu”, “O Palhaço”, “Heleno”, “Até que a sorte nos separe”, “À beira do caminho”, “Tropicália” e “Os penetras”.

Os vales-ingresso são distribuídos aos alunos e professores nas escolas pelos promotores do Programa. Todos os vales-ingresso distribuídos nessa 3ª edição poderão ser utilizados até 30 de abril de 2013. 

As sessões podem ser solicitadas pelas escolas e, em alguns casos, podem contar com a presença de direção e elenco dos filmes exibidos. O agendamento pode ser feito por e-mail:agendamento@cinemaparatodos.rj.gov.br ou por telefone (21-2220-3638 e 21-2524.6647).

Os 27 municípios com salas de cinema beneficiados pelo programa são: Angra dos Reis, Araruama, Barra Mansa, Barra do Piraí, Bom Jesus do Itabapoana, Búzios, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaperuna, Macaé, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Resende, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

O programa promove também Encontros Pedagógicos com os professores e Oficinas de Videointeratividade. Ainda este ano, será implantado um Circuito de Cineclubes, em 30 escolas de todo o estado. Com isso, outros 23 municípios que não possuem sala de cinema serão beneficiados. São eles: Iguaba Grande, Maricá, Engenheiro Paulo de Frontin, Seropédica, Miguel Pereira, Sapucaia, Rio Claro, Queimados, Belford Roxo, Itaocara, Laje de Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Cambuci, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, Cardoso Moreira, Magé, Tanguá, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Cordeiro e Ilha do Governador.


SESSÃO ESPECIAL – MACAÉ

FILME: “UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA”
Sinopse: longa-metragem de animação, com traço e linguagem de HQ, feito para os públicos jovem e adulto. O filme baseia-se em fatos reais da história do Brasil, contando, de modo inovador, desde as batalhas entre tupinambás e tupiniquins – antes de os europeus chegarem – até a guerra pela água, em 2096. A história passa, ainda, pela Balaiada e pela resistência ao movimento militar de 1964. São momentos importantes da história do país, contados por um personagem que está vivo há quase 600 anos e viu muita coisa... As vozes dos protagonistas são de Selton Mello e Camila Pitanga.

Data: 27 de março de 2013
Local: Cinemagic Macaé
Endereço: Rua Aloísio da Silva Gomes, 800 – Shopping Plaza Macaé
Horário: 10h30





Nenhum comentário:

Postar um comentário