quinta-feira, 14 de março de 2013

Cabo Frio: Aprendendo a arte de representar


Aulas começam dia 18 de março com inscrições abertas para o turno da noite
 por Nicia Carvalho
            Dando continuidade a proposta de estimular o estudo das artes e ampliar o uso dos espaços do Teatro Municipal de Cabo Frio, a direção da casa abriu inscrições para o Curso Básico de Interpretação Teatral. As aulas começam na próxima segunda feira, dia 18 de março, e os interessados em participar devem se dirigir à secretaria do Teatro, de segunda a sexta feira de 9h às 17h, para se matricularem. É necessário levar cópias dos documentos de identidade e pagar a taxa mensal de R$20,00.

            Segundo a direção, a oficina tem como foco “pensar a arte como um espaço de possibilidades múltiplas, a partir de escolhas feitas por um artista em contato com a sua criatividade”. Ao todo serão quatro módulos de estudos, que pretendem traçar um panorama sobre a história do teatro, passando pela expressão corporal e exercícios de improvisação, até o processo de montagem de uma peça, no final do ano.

            - O teatro tem múltiplas expressões e a oficina vem com o desejo de propiciar o encontro e o aprofundamento dessas relações. Teatro é vida e intensidade, oportunidade única de crescimento artístico e pessoal. Mais novidades vem por aí – disse Yuri Vasconcellos, Superintendente dos Espaços Culturais de Cabo Frio.

            O diferencial do Curso Básico de Interpretação Teatral é o corpo docente: formado por quatro professores com experiência em diferentes áreas culturais, mas que se convergem para a arte de representar, além de um colaborador na área de Literatura\Poesia. São eles:

Ítalo Luiz Moreira é ator formado pela Escola de Teatro Leonardo Alves e estudou com João das Neves no Curso Técnicas e Montagens de Espetáculos Teatrais, além de passar uma temporada no Teatro Profissional do Negro (Tepron). É autor de vários textos teatrais, como Movimentos, O Circulo do Jogo, Atlantic-City, entre outros, e fundador do Grupo Andança “Por Um Teatro Livre”. 

Maurício Cardozo é poeta, professor de Língua Portuguesa e Literatura. Lançou o livro “Poesia na Lata”, razão pela qual ficou conhecido como o “O Poeta da Lata”. É criador do Varal de Poesia de Cabo Frio, com mais de cinco mil obras e 1,5km de extensão, considerado o maior do gênero do mundo. Além disso, realizou inúmeras performances no Brasil e no exterior.

Gabriela Ramos é professora, formada na UniverCidade em Licenciatura em Dança, pós graduanda na Universidade Gama Filho e maquiadora formada no SENAC, RJ. Foi colaboradora da Casa de Dança Carlinhos de Jesus, participou da organização de festivais de danças em Cabo Frio e no Rio de Janeiro. Também atuou nestes festivais com as coreografias “Brincadeira de Criança”, “Flores”, “Girls”, “Fadas Jardineiras” e com performances. Atualmente ministra aulas de ballet clássico e dança livre/criativa.

Jiddu Saldanha é poeta e ator. Trabalha com mímica corporal e atuou nos principais palcos do país, acompanhado por orquestra sinfônica, bem como realizou intervenções artísticas nas ruas. Contemporâneo, utiliza ferramentas da internet para brincar, informar e poetizar. Realizou exposições em alguns estados brasileiros, como o Rio de Janeiro. É criador do único catálogo de artistas que contribuíram para a arte mímica no Brasil, existente atualmente .     

Beatriz Flores é musicoterapeuta e professora de música (piano) formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, tem formação em Educação Física, pela Universidade Castelo Branco; Psicomotricidade, pela Universidade de Porto Alegre; e em Ginástica Rítmica Desportiva (GRD). É professora de expressão corporal.

SERVIÇO
Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb
Endereço: Rua Aníbal Amador do Vale, s/n – Algodoal – Praia do Forte
Telefone: 22 2645.4472
Funcionamento da secretaria: de seg a sex, de 9h às 17h, sem interromper o atendimento durante o horário de almoço.

Oficina de Teatro
Local: Teatro Municipal
Início: 18 de março
Dias: segundas e terças, de 19h às 22h
Investimento: R$ 20 mensais

Nenhum comentário:

Postar um comentário